384-1 | Grupo de estudos em saúde mental: uma articulação universidade - serviços no Norte do Paraná. | Autores: | Dinarte Ballester (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Marcos Soares (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Angela Lima (PML - Prefeitura Municipal de Londrina) ; Angela Blanski (PMA - Prefeitura Municipal de Apucarana) |
Resumo Caracterização do problema
A articulação entre a universidade e os serviços de saúde tem sido um fator determinante na formação de pessoal para o Sistema Único de Saúde, com implicações para as práticas pedagógicas e nos serviços. Embora hajam vários fóruns ampliados para essa articulação, a aproximação entre universidade e serviços pode também acontecer no nível local, próximo às demandas do cotidiano dos serviços.
Descrição da experiência
Os autores descrevem sua experiência na constituição de um grupo de estudos em saúde mental, com a participação de alunos e docentes da Universidade Estadual de Londrina e profissionais dos municípios de Londrina e Apucarana (PR). Em funcionamento há cerca de um ano, o grupo reúne-se periodicamente para a discussão de temas de interesse comum.
Efeitos alcançados
Os encontros do grupo foram produzindo aproximações teóricas e práticas entre os participantes e seus serviços, na medida em que os temas discutidos traziam problemas reais da assistência em saúde mental, da organização da rede de serviços, da necessidade de capacitação dos profissionais. Um movimento neste sentido foi a decisão de realizar os encontros de modo rotatório nos serviços, vinculando as discussões à prática daqueles profissionais. Ainda que de modo informal, o grupo tem facilitado outras ações na articulação da universidade com os serviços, como estágios para matriciamento em saúde mental, propostas de pesquisa em saúde mental na atenção básica e de publicações conjuntas.
Recomendações
A articulação entre universidade e serviços no nível local pode permear a visão e as práticas entre ambos os segmentos, potencializando as ações de educação e assistência à saúde. Além dos espaços que os serviços podem proporcionar, na interação com as instituições de ensino, são necessários momentos de reflexão sobre as várias práticas.
Palavras-chave: educação, interdisciplinaridade, saúde mental |