9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:382-2



382-2EREP_ando: (des)caminhos e outros olhares à formação em Psicologia.
Autores:Rafaela Palmeira Nogueira Belo (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Debora Linhares da Silva (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Marcela Acioli de Nazaré (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo

O Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e Nordeste (EREP N/Ne) teve início no ano de 2005, e busca construir discussões que atravessem os muros da academia, valorizando a vivência e a troca de experiências como ferramentas de articulação e transformação. O EREP N/NE constrói-se baseado nos princípios da autogestão, tendo assim como uma de suas características mais marcantes prezar pela organização coletiva, e pela apropriação e cuidado por parte de todos os participantes com o encontro e com os demais. Essa prática vem se fortalecendo a cada ano, deixando de encerrar-se no evento, quando os participantes transformam suas visões de mundo e as levam para seu cotidiano. Nas suas 5 edições já realizadas, o EREP discutiu e/ou problematizou peculiaridades e similaridades entre estudantes, profissionais e cursos de Psicologia nas regiões N/Ne, o papel da Psicologia junto à sociedade, os entremeios da Psicologia junto aos Movimentos Sociais (realizando inclusive o encontro num espaço do MST), o meio ambiente e suas interfaces com a Psicologia, os caminhos e descaminhos da formação em Psicologia diante das novas perspectivas governamentais, diversificando e ampliando os conceitos e atribuições do que possam ser as discussões e práticas em Psicologia. Mas, além das temáticas que se modificam a cada ano, há questões que estão presentes em todas as edições, se renovando ou redescobrindo e abrindo outras possibilidades de ação-intervenção que habitualmente não aparecem na formação acadêmica curricular formal: diversidade sexual, diversidade étnica, saúde mental, saúde pública e coletiva, questão da terra, gênero, políticas públicas em educação, direitos humanos e violência dentre tantos outros. Assim, a proposta de diversificar e ampliar os debates no campo Psi atua como parte importante da formação dos que participam do EREP, e fazem com que, muitas vezes, mesmo após graduados os então profissionais continuem participando do encontro contribuindo com suas experiências a partir de sua atuação cotidiana.


Palavras-chave:  EREP, autogestão