9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:382-1



382-1Caminhos ribeirinhos: navegando nos aprendizados e experienciações entre o Estágio em Psicologia, Pesquisa e o SUS.
Autores:Debora Linhares da Silva (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Marcela Acioli de Nazaré (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Rafaela Palmeira Nogueira Belo (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Maria Eunice Figueiredo Guedes (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Ana Cleide Guedes Moreira (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo

Uma parceria entre o Estágio Supervisionado em Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Projeto de Pesquisa “Relações de Gênero, Saúde e Produção de Subjetividade: vulnerabilidade e a feminização da epidemia HIV / AIDS em Belém e Barcarena” * foi o caminho para aproximar-nos não apenas de discussões teóricas sobre saúde pública e saúde coletiva, mas principalmente do cotidiano dos profissionais, gestores e usuários do SUS, especialmente do município de Barcarena, região de ilhas próxima à Belém. Através do estágio, entramos em contato com diferentes serviços de saúde do município: Centro de Testagem e Aconselhamento, Unidades de Saúde, Programas de Saúde da Família, Programas de Agentes Comunitários de Saúde, Hospitais,etc. Com esta aproximação pudemos perceber a complexidade dos serviços de saúde, suas dinâmicas organizacionais, o fluxo de usuários, e neste caso específico, as dificuldades peculiares às regiões ribeirinhas. Dessa forma, pudemos visualizar na prática os desafios que se apresentam diariamente ao SUS, como acesso aos serviços, financiamento, e a necessidade de que políticas públicas sejam pensadas levando em consideração todas essas especificidades regionais, sejam estruturais, geográficas ou culturais. Essa experiência também pôde nos aproximar da realidade desta população, com culturas, saberes e hábitos específicos de cada localidade e que são evidenciados nos diálogos realizados entre nós. Entendemos que vivências como essa são importantíssimas, principalmente na educação dos profissionais de saúde, no sentido de dar oportunidade ao debate das políticas de saúde no Brasil em seus vários níveis; instigar o pensamento reflexivo sobre a formação dos profissionais de saúde e sua relação com as necessidades do SUS. *projeto de pesquisa financiado pelo CNPQ.


Palavras-chave:  SUS, Formação