<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:371-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">371-2</td><td><b>FORMAO E ATENO EM SADE: Metodologia de Trabalho em Equipe Multiprofissional</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Teresinha Eduardes Klafke </u> (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Eunice Maria Viccari (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Angela Cristina F. da Silva (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este trabalho diz respeito a uma experincia construda, e em permanente atualizao, tendo como agenciador um projeto de extenso na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC com centralidade na formao universitria e na ateno a amputados/cuidadores. O Projeto  Servio de Reabilitao Fsica de Nvel Intermedirio referncia do SUS para 64 municpios da Macrorregio dos Vale  RS de trs Coordenadorias Regionais de Sade. uma experincia de exerccio do pensamento e de sua validao na prtica que resultou na criao, adoo e reflexo continuada de uma metodologia que materializa e potencializa os objetivos de atendimento e, igualmente o aprendizado de estudantes de diferentes cursos - Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Nutrio, Servio Social, Medicina e Terapia Ocupacional - atravs da apropriao da postura e prtica interdisciplinar em equipe multidisciplinar constituindo, desta forma, uma rede de educao permanente em sade. Os integrantes atuam se aproximando e criando espaos de atendimento clnico balizado pela concepo ampliada de sade com aes de convivncia, de apoio e orientao ao acesso de direitos sociais, bem como atividades de carter educativas sustentadas na interdisciplinaridade, na autonomia do sujeito e na resolutividade do servio. Para efetivar esta concepo foi elaborada uma metodogia de trabalho que num primeiro momento consistiu em organizar os fluxos para o atendimento e, na sequncia, o prprio atendimento em equipe com a diversidade inerente a cada curso atravs de cinco equipes uma vez que o projeto atende durante 20 horas semanais. A operacionalidade do trabalho atravs das equipes permitiu contemplar a formao acadmica e a ateno ao usurio com a presena de todas as profisses envolvidas. Esta vivncia da particularidade profissional possibilita criar saberes para uso coletivo e a identificao do trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Cada equipe mantm uma articulao interna com seus integrantes e se vincula com as demais atravs de reunies de superviso por curso e, interdisciplinarmente atravs de reunies de superviso coletiva. Esta experincia tem possibilitado identificar que h um desenvolvimento de habilidades e competncias dos estudantes dos diferentes cursos e, conseqentemente, uma apropriao coletiva dos saberes produzidos evidenciando a formao atravs da teoria e prtica como processos indissolveis e permanentes.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Mudanas na Graduao, Formao em Sade, Trabalho em Equipe</td></tr></table></tr></td></table></body></html>