9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:371-2



371-2FORMAÇÃO E ATENÇÃO EM SAÚDE: Metodologia de Trabalho em Equipe Multiprofissional
Autores:Teresinha Eduardes Klafke (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Eunice Maria Viccari (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Angela Cristina F. da Silva (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul)

Resumo

Este trabalho diz respeito a uma experiência construída, e em permanente atualização, tendo como agenciador um projeto de extensão na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC com centralidade na formação universitária e na atenção a amputados/cuidadores. O Projeto “Serviço de Reabilitação Física de Nível Intermediário” é referência do SUS para 64 municípios da Macrorregião dos Vale – RS de três Coordenadorias Regionais de Saúde. É uma experiência de exercício do pensamento e de sua validação na prática que resultou na criação, adoção e reflexão continuada de uma metodologia que materializa e potencializa os objetivos de atendimento e, igualmente o aprendizado de estudantes de diferentes cursos - Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Medicina e Terapia Ocupacional - através da apropriação da postura e prática interdisciplinar em equipe multidisciplinar constituindo, desta forma, uma rede de educação permanente em saúde. Os integrantes atuam se aproximando e criando espaços de atendimento clínico balizado pela concepção ampliada de saúde com ações de convivência, de apoio e orientação ao acesso de direitos sociais, bem como atividades de caráter educativas sustentadas na interdisciplinaridade, na autonomia do sujeito e na resolutividade do serviço. Para efetivar esta concepção foi elaborada uma metodogia de trabalho que num primeiro momento consistiu em organizar os fluxos para o atendimento e, na sequência, o próprio atendimento em equipe com a diversidade inerente a cada curso através de cinco equipes uma vez que o projeto atende durante 20 horas semanais. A operacionalidade do trabalho através das equipes permitiu contemplar a formação acadêmica e a atenção ao usuário com a presença de todas as profissões envolvidas. Esta vivência da particularidade profissional possibilita criar saberes para uso coletivo e a identificação do trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Cada equipe mantém uma articulação interna com seus integrantes e se vincula com as demais através de reuniões de supervisão por curso e, interdisciplinarmente através de reuniões de supervisão coletiva. Esta experiência tem possibilitado identificar que há um desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes dos diferentes cursos e, conseqüentemente, uma apropriação coletiva dos saberes produzidos evidenciando a formação através da teoria e prática como processos indissolúveis e permanentes.


Palavras-chave:  Mudanças na Graduação, Formação em Saúde, Trabalho em Equipe