<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:371-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">371-1</td><td><b>Construo de mudanas na graduao a partir do VER-SUS</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Teresinha Eduardes Klafke </u> (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Lutiane de Lara (URI - Universidade Regional Integrada - Santiago) ; Gisele Santin (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O presente trabalho realiza uma reflexo da experincia de mudanas na formao em sade vivenciadas pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC a partir dos processos deflagrados especialmente pela Poltica Nacional de Educao Permanente em Sade. Desenvolvemos um conjunto de estratgias que caminham na direo de formar profissionais orientados pela noo de integralidade em sade. Neste sentido, o trabalho destaca o projeto VER-SUS - Vivncias e estgios na realidade do SUS  da qual participamos desde 2002, nas modalidades VER-SUS/RS, VER-SUS/Brasil, VER-SUS/Extenso e, neste ano, VER-SUS/UNISC. As vivncias tm produzido mobilizao no interior da universidade e na comunidade deflagrando importantes transformaes na relao entre docentes e estudantes bem como entre universidade e o sistema de sade da regio. Neste processo destacamos a aprendizagem de um novo papel de estudantes e docentes em alguns projetos de extenso tendo como suporte o protagonismo estudantil. Hoje procuramos nos afastar do papel tradicional em que o docente coordena e os estudantes ocupam papel coadjuvante. Ao docente, que institucionalmente responsvel pelo projeto, denominamos  docente de referncia para nominar mais claramente a todos os envolvidos o papel de cada um. Outro aspecto se refere ao processo decisrio, que se desloca da tomada de deciso individual para a pactuao no coletivo. Este, comea no processo educativo-seletivo caracterizando-se pela participao ativa de todos os interessados na vivncia e no numa seleo por provas de conhecimentos e/ou entrevistas realizadas pelos docentes, bem como na tomada de decises durante a vivncia. Este modo de operar no coletivo traz aos envolvidos muita angstia e dvidas quanto ao processo em curso, pois coloca em questo o poder nos processos decisrios. Outro movimento significativo se refere insero dos estudantes em espaos de controle social. Os estudantes tm participao no Conselho Municipal de Sade integrando a mesa coordenadora e representando o mesmo em diversas comisses (Comisso Municipal de Sade Mental, Comisso de Contratos e Convnios, Comisso Gestora do Pr-Sade), no Conselho Regional de Sade e na Comisso de Integrao Ensino-Servio  CIES 13, assim como tem participado de Conferncias de Sade tanto na organizao como sendo delegados inclusive na instncia Nacional. Deste modo, continuamos apostando no VER-SUS como potente estratgia para mudanas na formao em sade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Mudanas na Graduao, Educao em Sade, Sade Coletiva</td></tr></table></tr></td></table></body></html>