9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:371-1


Poster (Painel)
371-1Construção de mudanças na graduação a partir do VER-SUS
Autores:Teresinha Eduardes Klafke (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Lutiane de Lara (URI - Universidade Regional Integrada - Santiago) ; Gisele Santin (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul)

Resumo

O presente trabalho realiza uma reflexão da experiência de mudanças na formação em saúde vivenciadas pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC a partir dos processos deflagrados especialmente pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Desenvolvemos um conjunto de estratégias que caminham na direção de formar profissionais orientados pela noção de integralidade em saúde. Neste sentido, o trabalho destaca o projeto VER-SUS - Vivências e estágios na realidade do SUS – da qual participamos desde 2002, nas modalidades VER-SUS/RS, VER-SUS/Brasil, VER-SUS/Extensão e, neste ano, VER-SUS/UNISC. As vivências têm produzido mobilização no interior da universidade e na comunidade deflagrando importantes transformações na relação entre docentes e estudantes bem como entre universidade e o sistema de saúde da região. Neste processo destacamos a aprendizagem de um novo papel de estudantes e docentes em alguns projetos de extensão tendo como suporte o protagonismo estudantil. Hoje procuramos nos afastar do papel tradicional em que o docente coordena e os estudantes ocupam papel coadjuvante. Ao docente, que institucionalmente é responsável pelo projeto, denominamos “docente de referência” para nominar mais claramente a todos os envolvidos o papel de cada um. Outro aspecto se refere ao processo decisório, que se desloca da tomada de decisão individual para a pactuação no coletivo. Este, começa no processo educativo-seletivo caracterizando-se pela participação ativa de todos os interessados na vivência e não numa seleção por provas de conhecimentos e/ou entrevistas realizadas pelos docentes, bem como na tomada de decisões durante a vivência. Este modo de operar no coletivo traz aos envolvidos muita angústia e dúvidas quanto ao processo em curso, pois coloca em questão o poder nos processos decisórios. Outro movimento significativo se refere à inserção dos estudantes em espaços de controle social. Os estudantes têm participação no Conselho Municipal de Saúde integrando a mesa coordenadora e representando o mesmo em diversas comissões (Comissão Municipal de Saúde Mental, Comissão de Contratos e Convênios, Comissão Gestora do Pró-Saúde), no Conselho Regional de Saúde e na Comissão de Integração Ensino-Serviço – CIES 13, assim como tem participado de Conferências de Saúde tanto na organização como sendo delegados inclusive na instância Nacional. Deste modo, continuamos apostando no VER-SUS como potente estratégia para mudanças na formação em saúde.


Palavras-chave:  Mudanças na Graduação, Educação em Saúde, Saúde Coletiva