9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:364-1


Poster (Painel)
364-1Cinema, saúde e bioética: construindo novas metodologias para a educação em saúde a partir da Política Nacional da Humanização.
Autores:Katiuscia Graziela Pereira (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Marta Inez Machado Verdi (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Helen Bruggemann Bunn Schmitt (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Lucas Alexandre Pedebôs (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Tanise Gonçalves de Freitas (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Isabel Cristina dos Santos Oliveira (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

Introdução: No ano de 2009, foi realizado o curso de formação de apoiadores institucionais da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão no SUS (PNH/HumanizaSUS) em Santa Catarina, através de parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A partir das experiências compartilhadas nesse curso, representantes de um hospital público estadual e membros do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva – NUPEBISC/UFSC vislumbraram a possibilidade de desenvolver um trabalho que aproximasse o setor assistencial à academia, com o propósito de construir um espaço reflexivo, onde a problematização e debate, à luz da bioética, de questões relativas ao processo de trabalho das equipes de saúde pudesse nutrir a construção de maneiras compartilhadas de superar algumas das limitações históricas da assistência e gestão dos serviços de saúde. Objetivos: Descrever o processo de educação permanente que propõe, como dinâmica pedagógica, a discussão e debate de questões bioéticas a partir da exibição de filmes. Metodologia: Trata-se de um projeto de extensão universitária intitulada “Ciclo de Debates: Cinema, Saúde e Bioética”, desenvolvido com a participação de representantes do hospital em questão, e integrantes do NUPEBISC/UFSC. A metodologia consiste no debate e problematização da realidade cotidiana dos profissionais de saúde a partir de questões bioéticas presentes em obras cinematográficas. Os participantes são os trabalhadores da saúde do Hospital que interagem diretamente com o usuário e os membros do NUPEBISC. O cronograma pactuado prevê reuniões quinzenais, por três meses, totalizando seis encontros, com carga horária total de 20 horas. Resultados: As reuniões programadas ainda encontram-se em fase de execução. No entanto, as avaliações preliminares indicam que a estratégia metodológica adotada proporciona o desenvolvimento de questões disparadoras para o debate bioético e sua articulação com situações que fazem parte do cotidiano desses profissionais, desencadeando, assim, os resultados parciais esperados. Conclusão: O debate proporcionado a partir da leitura dos filmes e sua interlocução com a realidade assistencial pretende contribuir para a implementação da PNH e ainda proporcionar aos envolvidos o auxílio na busca constante pela superação de desafios bioéticos diários de quem vive a saúde pública e almeja uma inovação nos modos de cuidar e educar.


Palavras-chave:  bioética, educação em saúde, humanização