9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:362-2


Poster (Painel)
362-2IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL NAS DUPLAS MÃE-CRIANÇA DESNUTRIDA ASSISTIDAS NO CENTRO DE RECUPERAÇÃO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL (CREN) EM MACEIÓ, ALAGOAS – AVALIAÇÃO DO AMBIENTE FAMILIAR
Autores:Simone Schwartz Lessa (UNCISAL - Universidade de Ciências da Saúde de AlagoasCREN/AL - Centro de Recuperação e Educação Nutricional de Alagoas) ; Sofia Kelly Cavalcante Rodrigues (UNCISAL - Universidade de Ciências da Saúde de AlagoasCREN/AL - Centro de Recuperação e Educação Nutricional de Alagoas) ; Daniella Soares Viegas (UNCISAL - Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Kézia Frias de Oliveira Pereira (UNCISAL - Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo

INTRODUÇÃO: Diante da alta prevalência da desnutrição infantil em várias regiões do mundo e do Brasil (particularmente no Nordeste), estudos referem que a escassez de alimentos não é a sua única causa. Os mesmos sugerem que as intervenções deveriam se voltar à interação mãe-filho, principal fator de influência sobre o ambiente familiar. Portanto, a hipótese deste estudo foi que o ambiente familiar de crianças eutróficas seria melhor que o de desnutridas. OBJETIVO: Avaliar a influência do ambiente familiar na desnutrição infantil. MATERIAIS E MÉTODOS: Tratou-se de um estudo caso-controle, onde os casos foram 27 duplas mãe-criança desnutrida (desnutrição moderada/grave atendidas no Hospital Dia do CREN/Maceió) e os controles, 13 duplas mãe-criança eutrófica (de mesma faixa etária e provenientes de assentamentos subnormais nos arredores do CREN). O ambiente familiar das duplas foi avaliado através de visitas domiciliares para aplicação do HOME (Home Observation for Measurement of the Environment), instrumento validado para a observação da interação da dupla e vistoria do domicílio durante a visita. RESULTADOS: Para o estudo, necessitaríamos de uma amostra de 47 casos e 47 controles. Porém, devido à violência da comunidade e às entrevistas serem feitas em visita domiciliar (com mãe e criança presentes), realizaram-se apenas 40 entrevistas (27 casos e 13 controles). Analisando-se as médias dos escores obtidos, obteve-se: 22,67 (casos) e 19,46 (controles). Apesar de as médias serem consideradas baixas (até 23), a pontuação para os casos é ainda menor que para os controles. Portanto, existe uma tendência a favor de confirmar a hipótese deste estudo. CONCLUSÕES: Este estudo sugeriu a existência de uma associação entre a qualidade do estímulo do ambiente familiar e a desnutrição infantil. Os resultados do mesmo indicaram que, apesar de terem baixos escores, crianças eutróficas estão em contato com uma melhor qualidade de estimulação ambiental.


Palavras-chave:  Desnutrição, Educação, Psicossocial