9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:361-1


Poster (Painel)
361-1ACOLHIMENTO ÀS PESSOAS CEGAS EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Autores:Elisete Salete Pierozan Bernardes Maria Salette Verdi da Silva, Altair Paulo Welter (GHC - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO)

Resumo

Coerente com o princípio da equidade, que estabelece a valorização da subjetividade e a assistência à saúde conforme as necessidades de cada pessoa, as políticas afirmativas são instrumentos para a superação de discriminações históricas. Neste sentido, para a inclusão das pessoas portadoras de deficiência, o Grupo Hospitalar Conceição-GHC instituiu a Comissão Especial de Políticas de Promoção de Acessibilidade e da Mobilidade (CEPPAM-GHC) e como atribuições da mesma, propor e desenvolver, em conjunto com outras áreas do GHC, Secretarias, Conselhos, e Ministério da Saúde, cursos, palestras, oficinas, seminários e afins referentes à temática das pessoas portadoras de deficiência, objetivando a educação permanente e assessorar os processos de capacitação dos recursos humanos, do GHC de modo a proporcionar melhor acolhimento às pessoas portadoras de deficiência; A metodologia empregada faz-se através de oficinas cujo tema e principal objetivo são o ‘Acolhimento às pessoas cegas e portadoras de deficiência visual em Instituições de Saúde’. Utilizando; Dinâmica de Sensibilização 1: em duplas, um caminhando à frente com os olhos vendados, e o outro, aproximadamente um metro atrás. As diversas duplas estarão circulando pela sala. Durante a dinâmica, o trabalhador que está atrás não poderá deixar o colega que esta na frente bater em nada, apenas o orientando, primeiramente pela voz, depois tocando nos seus ombros e, por fim, conduzindo-o pelo braço (15 minutos). Dinâmica de Sensibilização 2: dois voluntários, um será o trabalhador da recepção e o outro a pessoa cega que busca o serviço de saúde. A pessoa cega chegará à recepção buscando um serviço de saúde. Após procedimentos, o trabalhador da recepção deverá encaminhar o usuário cego, para algum lugar dentro da sala, sem sair do seu lugar (15 minutos). A implicação que recomendam a aplicação destas oficinas visa socializar informações que contribuam para o adequado encaminhamento das pessoas cegas e deficientes visuais que busquem os serviços de saúde; socializar as principais dificuldades encontradas pelas pessoas cegas ou deficientes visuais que buscam os serviços de saúde; identificar características psicológicas importantes no que se refere ao acolhimento das pessoas cegas ou deficientes visuais; identificar as principais causas que determinam a busca por serviços de saúde por parte das pessoas cegas ou deficientes visuais.


Palavras-chave:  acolhimento, capacitação, educação