Poster (Painel)
360-1 | SENSIBILIZAÇÃO MULTIDISCIPLINAR PARA NÚCLEOS DE APOIO ÀS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA-NASF | Autores: | Sofia Kelly Cavalcante Rodrigues (UNCISAL - Universidade de Ciências da Saúde de AlagoasPSF/AL - Pólo Saúde da Família de Alagoas) ; Simone Schwartz Lessa (UNCISAL - Universidade de Ciências da Saúde de AlagoasPSF/AL - Pólo Saúde da Família de Alagoas) ; Maria Lucélia da Hora Sales (UNCISAL - Universidade de Ciências da Saúde de AlagoasPSF/AL - Pólo Saúde da Família de Alagoas) |
Resumo INTRODUÇÃO
A Estratégia Saúde da Família visa desenvolver ações de atenção primária à saúde, dirigidas não somente para a cura e prevenção de doenças, mas também promover a qualidade de vida e valorizar o papel dos indivíduos como um todo. Com a ampliação dos estudos em atenção básica e da promoção de novas políticas públicas, surge o Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF. A Portaria Nº. 154, de 24 de janeiro de 2008 cria os NASF, com a proposta de núcleos multiprofissionais de apoio às equipes da ESF com o objetivo de ampliar a assistência e a qualificação do SUS. Os NASF buscam expandir a finalidade de ações da ESF e a sua resolubilidade. São constituídos por profissionais pleiteados na portaria ministerial, sendo eles: fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos (ginecologistas, pediatras, acupunturistas, homeopatas e psiquiatras), profissionais de educação física, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psicólogos.
OBJETIVOS
Geral: Capacitar os profissionais inseridos no NASF numa visão multidisciplinar, sensibilizando-os para seu importante papel no núcleo. Específicos: Abranger as competências de cada profissional que compõe o núcleo na relação com as equipes de saúde da família e Propor o estreitamento de vínculos com a ESF.
MÉTODOS: A capacitação será ofertada aos municípios inseridos PSF de Alagoas com equipes do NASF. O curso utiliza metodologia vivencial e ativo-participativa voltada para a problematização, acontece em dois momentos, com uma carga horária de 40h, através de dinâmicas lúdicas e sensibilizadoras, aulas expositivas com debates, filmes reflexivos e dramatização das realidades, métodos pelos quais os profissionais participam ativa e emocionalmente na percepção do seu papel no trabalho na equipe e na construção de modelos de transformação das inter-relações para a redescoberta cotidiana das possibilidades do trabalho multidisciplinar.
CONCLUSÃO
Este projeto, já aprovado e financiado pela CIES do estado, pretende sensibilizar os profissionais dos NASF iniciantes na estratégia, numa visão multidisciplinar, a compreender seu papel no núcleo como agentes não apenas de apoio, mas também de transformadores da realidade da saúde pública já reconhecida pela comunidade, com a finalidade de equidade e qualidade na prestação de serviços com eficácia e eficiência para a satisfação do usuário do SUS.
Palavras-chave: NASF, Interdisciplinariedade, Sensibilização |