Poster (Painel)
358-1 | MULTIPLICANDO CONHECIMENTOS SOBRE O SUS ENTRE ACADÊMICOS: PLANO DE INTERVENÇÃO VER-SUS/UNISC | Autores: | Mariluza Sott Bender (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Carine Guterres Cardoso (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Teresinha Eduardes Klafke (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) |
Resumo Em janeiro de 2010 realizou-se na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) o projeto de extensão Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/UNISC) que visava a aproximação dos acadêmicos dos cursos da área da saúde com o SUS, proporcionando a estes futuros profissionais o conhecimento da realidade deste sistema no município de Santa Cruz do Sul. Ao término desta vivência os estagiários devem propor um plano de intervenção que venha ao encontro dos objetivos da mesma. Desta forma, como plano de intervenção propomos a multiplicação dos conhecimentos adquiridos através de participação em aulas dos cursos da saúde, além de apresentações em iniciações científicas, a fim de dar visibilidade ao VER-SUS/UNISC e ao Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC) que o idealizou e organizou. Para tanto, serão propostas rodas de conversa para a discussão da saúde coletiva e movimento estudantil, sendo que estas serão realizadas de abril à dezembro de 2010. Em cada aula em que participarmos, convidaremos um acadêmico daquele curso específico e que participou da vivência para acompanhar-nos, pois ele poderá falar da importância desta vivência para a formação no seu curso. Desta forma, os acadêmicos poderão se identificar com a temática abordada. Com isso, esperamos despertar o interesse dos acadêmicos de conhecer o SUS, no qual poderão estar trabalhando no futuro, para que assim desenvolvam suas práticas mais contextualizadas com a realidade na qual estarão inseridos. Concretizando assim o seguinte lema do VER-SUS/UNISC: "é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática." (Paulo Freire) É essencial frisar a importância deste plano de intervenção, pois se prestará à multiplicação dos conhecimentos acerca da realidade do SUS, além de dar continuidade a idéia defendida pelo VER-SUS/UNISC de aproximar os estudantes da realidade dos serviços e assim formar profissionais mais conscientes das possibilidades e dos limites da prática em saúde coletiva. Palavras-chave: Multiplicação de conhecimentos, Saúde Coletiva, VER-SUS |