<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:357-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">357-3</td><td><b>Educao como instrumento da sade: um novo olhar acerca do autocuidado em portadores de Diabetes Mellitus </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Thalita Virgnia Santos Matos (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Maristela Dourado Santos Seixas (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; <u>Suellen Riccio Simes </u> (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Ana Lusa Souza Pedreira (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Elisngela Novaes Costa (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Carla Azevedo Caires (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Cristina Setenta Andrade (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Larissa Morgana Carvalho dos Santos (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Trata-se do relato de experincia do PET-Sade da Universidade Estadual de Santa Cruz em Itabuna-Bahia realizada por acadmicos dos Cursos de Enfermagem e Medicina que constataram que a falta de informaes corretas,a crena em mitos,o baixo nvel scio-econmico, dentre outros fatores,constatado atravs de visitas domiciliares, dos portadores de diabetes mellitus tipo II de uma Unidade Sade da Famlia tinha uma forte influncia em relao ao tratamento, que interferiam na sua correta adeso e at mesmo na aceitao do problema. A partir das necessidades especficas destacadas dos portadores, e correlacionando Teoria do Dficit do Autocuidado de Dorothea E. Orem, foram priorizadas aes para maior autonomia por meio do autocuidado. Utilizou-se como dispositivo a educao permanente por meio de formas ldicas com questionamentos acerca da doena no intuito de estimular a participao e despertar a curiosidade e discusso do grupo sobre o agravo, bem como sensibilizar por meio de imagens das complicaes e associao com a realidade. Atravs dela, os portadores puderam perceber a necessidade de cuidados e ampliaram nossa viso acerca da realidade e da prtica educativa participativa. Esta ltima merece destaque por sua eficcia, percebida como diretamente relacionada ao conhecimento mais ntimo dos anseios dos portadores. No presente relato atentamos ao fato de que a preveno da sade de forma real e efetiva possvel atravs de transformaes que envolvam a participao dos profissionais (mdicos, enfermeiros, tcnicos, agentes comunitrios de sade), estando estes dispostos a entenderem seu ambiente de trabalho como alm do prprio estabelecimento e escutarem as necessidades para ento discutir/planejar estratgias. Dessa forma, buscou-se atender s necessidades de sade dos portadores e proporcionar ambiente de vnculos, confiana e (co) responsabilizao pelo cuidado do outro. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Sade, Autocuidado, Unidade de Sade da Famlia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>