<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:357-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">357-1</td><td><b>Educao Permanente com Equipe de Sade de uma USF </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Suellen Riccio Simes </u> (UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Cristina Setenta Andrade (UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Maristela Dourado Santos Seixas (UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Ana Lusa Souza Pedreira (UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Thalita Virgnia Santos Matos (UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Elisngela Novaes Costa (UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Carla Azevedo Caires (UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Larissa Morgana Carvalho dos Santos (UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Atravs de trabalhos de pesquisa, visitas domiciliares e encontros com usurios e membros da equipe de sade da USF Dr Mario Peixoto, localizada em Itabuna,Bahia,percebeu-se que o processo de trabalho na produo do cuidado no atendia s necessidades e problemas dos portadores de hipertenso e/ou diabetes adscritos na USF. A problemtica envolvia desconhecimento da equipe sobre as propostas do PSF sobre a gesto em sade, no acolhimento integral ao usurio e no resolutividade para o controle dos agravos de hipertenso e diabetes.Como dispositivo de interveno utilizou-se da educao permanente em sade (EPS) com abordagem do Aprendizado Baseado em Problemas (ABP),que norteia,hoje,a reformulao do ensino na rea de sade.Inicialmente,procurou-se conhecer fatores biopsicossociais na realidade da populao do bairro,e da prpria equipe de sade,a fim de que fossem formulados problemas baseados na vivncia desses sujeitos.Buscou-se relatar histrias de personagens que mimetizavam as problemticas detectadas.E a partir da,foram criadas narrativas que abordaram temas como: hipertenso e diabetes,gesto em sade,acolhimento e Programa de Sade da Famlia.Os membros da equipe reuniram-se em grupos e juntos liam as histrias, detectando,a partir de suas experincias individuais,problemas nas realidades fictcias. Em seguida,a equipe do PET Sade,propunha discusses,buscando valorizar a responsabilizao daqueles sujeitos pelo cuidado em sade,em que todos se expressavam e contribuam a partir de suas vivncias.Ao final de cada sesso de problemas,os membros eram questionados acerca do que aquela experincia representou. Atravs da exposio individual durante as sesses de problemas,foi possvel detectar quais os entraves sociais ao exerccio da gesto em sade e quais as estratgias para mudana no processo de trabalho usadas pelos membros da equipe de sade.Alm disso,a equipe compartilhou e trocou conhecimentos a partir de suas vivncias e no a transmisso verticalizada partindo dos acadmicos.Atravs dos efeitos alcanados,recomenda-se a aplicao da metodologia ABP para a educao permanente de membros de uma USF.Diante dos resultados,o grupo do PET Sade acredita que a problematizao aproxima os sujeitos de realidades que se quer discutir e reformular,bem como os leva a tomar uma posio ativa diante do exerccio da promoo da sade,sendo esta ferramenta a base para a responsabilizao do sujeito no cuidado em sade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao Permanente, Unidade de Sade da Famlia, Aprendizado Baseado em Problemas</td></tr></table></tr></td></table></body></html>