<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:354-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">354-1</td><td><b>Educao Permanente em Sade: viabilizando processos no Vale do Rio Pardo</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Edna Linhares Garcia Garcia </u> (UNISC - universidade de santa cruz dos sulUNISC - universidade de santa cruz dos sulUNISC - universidade de santa cruz dos sulUNISC - universidade de santa cruz dos sul) ; Teresinha Eduardes Klafke Klafke (UNISC - universidade de santa cruz dos sulUNISC - universidade de santa cruz dos sulUNISC - universidade de santa cruz dos sul) ; Guiomar Silva Silva (CAPS II - CAPS II) ; Mirian Wanderlich Pritsch Pritsch (13A CRS - 13a coordenadoria regional de sade13A CRS - 13a coordenadoria regional de sade13A CRS - 13a coordenadoria regional de sade13A CRS - 13a coordenadoria regional de sade) ; Maria Raquel Steyer Steyer (SMS - Secretaria Municipal de saudeSMS - Secretaria Municipal de saudeSMS - Secretaria Municipal de saudeSMS - Secretaria Municipal de saude) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A partir de discusses realizadas no Frum Regional Permanente de Sade Mental do Vale do Rio Pardo - RS e da mobilizao gerada pela Poltica Nacional de Educao Permanente em Sade originou-se o curso de extenso  A Integralidade e a Sade Mental: Curso de Qualificao da Ateno em Sade Mental nos mbitos do cuidado tcnico e profissional . Este financiado pelo Ministrio da Sade via CIES  13, executado pela Universidade de Santa Cruz do Sul, atualmente na sua segunda edio. O curso tem como propsito desenvolver a autonomia- individual e coletiva- dos trabalhadores de sade, de modo a ampliar a capacidade de reflexo, de interveno sobre si mesmo, sobre os contextos, de reconhecer a dimenso do desejo, dos interesses, dos valores, na co-produo dos processos de sade/doena, e, sob a luz deste reconhecimento, estabelecer contratos com o outro, com a equipe, com o usurio. Descrio da Experincia O curso tem durao de 180 horas compreendendo encontros presenciais e, distncia, integra a construo de um projeto de interveno na realidade de trabalho dos participantes. A metodologia consta da abordagem de contedos organizados em trs mdulos: Polticas Pblicas e Gesto em Sade Mental; Ateno Integral em Sade Mental e Redes. A cada um dos mdulos se associa a realizao de um Seminrio Ampliado relacionado integralidade e a sade mental que oportunizam a integrao, o aprofundamento terico e a socializao da prtica e cuidado entre os participantes do curso, os outros trabalhadores dos servios, acadmicos, gestores e a comunidade em geral. Efeitos Alcanados Alm de proporcionar aprendizagem atravs do aprofundamento terico e da troca de experincias por meio da convivncia nos encontros, este curso tem produzido mudanas na forma dos profissionais dialogarem com os espaos onde esto inseridos, (re)descobrindo novas maneiras de realizar atividades atravs do compartilhamento com outros coletivos, demonstrando maior implicao e responsabilizao na proposta e compromisso do cuidado integral em sade. Resultados Os principais resultados esto expressos na subjetividade dos participantes atravs da produo de idias e de habilidades de articulao para construo de prticas integradoras no servios e no movimento de sade mental na regio, confirmando o potencial criativo e reflexivo que so estimulados pelo conhecimento e experincias que permite ampliar o espao de interveno profissional. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;formao, integralidade, saude mental</td></tr></table></tr></td></table></body></html>