Poster (Painel)
354-1 | Educação Permanente em Saúde: viabilizando processos no Vale do Rio Pardo | Autores: | Edna Linhares Garcia Garcia (UNISC - universidade de santa cruz dos sulUNISC - universidade de santa cruz dos sulUNISC - universidade de santa cruz dos sulUNISC - universidade de santa cruz dos sul) ; Teresinha Eduardes Klafke Klafke (UNISC - universidade de santa cruz dos sulUNISC - universidade de santa cruz dos sulUNISC - universidade de santa cruz dos sul) ; Guiomar Silva Silva (CAPS II - CAPS II) ; Mirian Wanderlich Pritsch Pritsch (13A CRS - 13a coordenadoria regional de saúde13A CRS - 13a coordenadoria regional de saúde13A CRS - 13a coordenadoria regional de saúde13A CRS - 13a coordenadoria regional de saúde) ; Maria Raquel Steyer Steyer (SMS - Secretaria Municipal de saudeSMS - Secretaria Municipal de saudeSMS - Secretaria Municipal de saudeSMS - Secretaria Municipal de saude) |
Resumo A partir de discussões realizadas no Fórum Regional Permanente de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo - RS e da mobilização gerada pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde originou-se o curso de extensão “A Integralidade e a Saúde Mental: Curso de Qualificação da Atenção em Saúde Mental nos âmbitos do cuidado técnico e profissional”. Este é financiado pelo Ministério da Saúde via CIES – 13, executado pela Universidade de Santa Cruz do Sul, atualmente na sua segunda edição. O curso tem como propósito desenvolver a autonomia- individual e coletiva- dos trabalhadores de saúde, de modo a ampliar a capacidade de reflexão, de intervenção sobre si mesmo, sobre os contextos, de reconhecer a dimensão do desejo, dos interesses, dos valores, na co-produção dos processos de saúde/doença, e, sob a luz deste reconhecimento, estabelecer contratos com o outro, com a equipe, com o usuário.
Descrição da Experiência
O curso tem duração de 180 horas compreendendo encontros presenciais e, à distância, integra a construção de um projeto de intervenção na realidade de trabalho dos participantes. A metodologia consta da abordagem de conteúdos organizados em três módulos: Políticas Públicas e Gestão em Saúde Mental; Atenção Integral em Saúde Mental e Redes. A cada um dos módulos se associa a realização de um Seminário Ampliado relacionado à integralidade e a saúde mental que oportunizam a integração, o aprofundamento teórico e a socialização da prática e cuidado entre os participantes do curso, os outros trabalhadores dos serviços, acadêmicos, gestores e a comunidade em geral.
Efeitos Alcançados
Além de proporcionar aprendizagem através do aprofundamento teórico e da troca de experiências por meio da convivência nos encontros, este curso tem produzido mudanças na forma dos profissionais dialogarem com os espaços onde estão inseridos, (re)descobrindo novas maneiras de realizar atividades através do compartilhamento com outros coletivos, demonstrando maior implicação e responsabilização na proposta e compromisso do cuidado integral em saúde.
Resultados
Os principais resultados estão expressos na subjetividade dos participantes através da produção de idéias e de habilidades de articulação para construção de práticas integradoras no serviços e no movimento de saúde mental na região, confirmando o potencial criativo e reflexivo que são estimulados pelo conhecimento e experiências que permite ampliar o espaço de intervenção profissional.
Palavras-chave: formação, integralidade, saude mental |