Poster (Painel)
352-1 | PET-SAÚDE - UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA | Autores: | Nilton Júlio de Faria (PUC-CAMPINAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS) ; Silvana Chorrat Cavalheri (PUC-CAMPINAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS) ; Ana Carolina Florence de Barros (PUC-CAMPINAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS) ; Gustavo Nardini Cecchino (PUC-CAMPINAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS) ; Rayana de Oliveira Franca Leal (PUC-CAMPINAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS) ; Alexandre Quelho Camandule (PUC-CAMPINAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS) |
Resumo O presente trabalho visa apresentar as atividades desenvolvidas em ensino tutorial, PET-Saúde, realizadas junto à Prefeitura Municipal de Campinas e à Pontifícia Universidade Católica de Campinas. O grupo tutorial foi constituído por diferentes profissionais da área da saúde, envolvendo enfermagem, medicina, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, e teve como tema geral o estudo do Processo de Trabalho na Atenção à Saúde Mental na Rede Básica. Foi definido como objetivo específico de um dos grupos de preceptoria Compreender como se dá a Integralidade da atenção à Saúde Mental pela Equipe Básica de Saúde. Para tanto, definiu-se pela inserção dos alunos em cada uma das equipes de saúde da família de uma Unidade Básica de Saúde, visando o acompanhamento semanal de suas reuniões, a partir de roteiro especialmente organizado. Realizou-se, ainda, uma pesquisa bibliográfica de produções científicas, que englobasse os seguintes descritores: saúde, integralidade, PSF, sofrimento psíquico, atenção básica, transtorno mental e equipe básica. Para o recolhimento das fontes foram selecionados artigos publicados em revistas e que estivessem disponíveis on line na íntegra, que apresentassem pelo menos dois dos descritores mencionados no titulo do artigo ou mesmo no resumo, terem sido publicados entre os anos de 2004 e 2008 em revista Qualis A ou B. Tanto a inserção dos alunos nas equipes básicas, como a pesquisa bibliográfica possibilitaram uma discussão sobre os diferentes processos de trabalho na atenção à saúde mental, que se demonstraram como ainda bastante incipientes no cumprimento do princípio da integralidade. A experiência do PET-Saúde, no entanto, revelou-se como uma excelente estratégia para o ensino de prática multiprofissionais e transdiciplinares, rompendo como o modelo de ensino fragmentado e preparando melhor os futuros profissionais para atuação junto ao sistema público de saúde. Palavras-chave: PET-SAÚDE, INTEGRALIDADE, ATENÇÃO BÁSICA |