<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:351-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">351-2</td><td><b>Superviso Pedaggica do trabalho docente: espao de formao e de autoformao</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Patrcia da Conceio Parreiras </u> (ESP-MG - Escola de Sade Pblica do EStado de Minas Gerais) ; Tammy Angelina M. C. Monteiro (ESP-MG - Escola de Sade Pblica do EStado de Minas Gerais) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Apresentar novas prticas de formao pedaggica para os docentes da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio nos leva a refletir, sobre as concepes de formao presentes nas diversas propostas educativas neste contexto. A palavra formao nos remete idia de dar forma, moldar. O entendimento da formao como algo externo ao sujeito e localizado somente no conhecimento, est muito presente nos modelos de formao adotados para os profissionais/docentes da rea da sade. A considerao de que a formao necessria aquela que se fundamenta em teorias, em contedos, e que, somente a partir desse percurso se chega ao, vem permeando vrias prticas educativas na rea. Normalmente estas prticas ignoram a capacidade dos docentes de se apropriar, de fazer prprio,os conhecimentos e significados, na busca de sentido que, em vez de superpor saberes, favorea que os saberes de cada um se alarguem a partir de trocas, de outras compreenses e apropriaes.Para tanto, a Escola de Sade Pblica do Estado de Minas Gerais, vem atuando em uma proposta inovadora de formao pedaggica para os docentes dos cursos tcnicos de nvel mdio. Esta se d em dois momentos concomitantes: a oferta do Curso de Qualificao Pedaggica em Educao Profissional para a Sade, na modalidade distncia, com 100 horas de durao e a Superviso Pedaggica do trabalho docente, tambm na modalidade distncia, ambos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Aps o trmino de cada unidade didtica dos cursos tcnicos, os docentes trocam experincias mediadas por um tutor/supervisor em um Frum de Discusso  20 horas em cada unidade didtica, totalizando 280 horas de superviso distncia. Este fomenta formas de organizao dos prprios docentes em cada unidade didtica, em um processo de autoformao partilhada, possibilitando a reflexo sobre as suas prticas, o aprofundamento de questes a ela pertinentes, espaos de trocas e convivncias, o exerccio da crtica e da criatividade e o aprofundamento das relaes entre prtica/teoria/prtica. O que d sentido a busca a possibilidade de encontro e, entendendo a educao como um espao que permite o encontro, a convivncia entre diferentes pessoas na Superviso Pedaggica, oferece o desafio de  aprender a ser docente, refletindo sua trajetria coletivamente. Os espaos de formao para os docentes ofertados pela ESP-MG so mltiplos, como o so as redes de saberes existentes no nosso vasto e complexo mundo. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao Distncia, Formao Docente, Superviso Pedaggica</td></tr></table></tr></td></table></body></html>