9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:351-2


Poster (Painel)
351-2Supervisão Pedagógica do trabalho docente: espaço de formação e de autoformação
Autores:Patrícia da Conceição Parreiras (ESP-MG - Escola de Saúde Pública do EStado de Minas Gerais) ; Tammy Angelina M. C. Monteiro (ESP-MG - Escola de Saúde Pública do EStado de Minas Gerais)

Resumo

Apresentar novas práticas de formação pedagógica para os docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio nos leva a refletir, sobre as concepções de formação presentes nas diversas propostas educativas neste contexto. A palavra formação nos remete à idéia de dar forma, moldar. O entendimento da formação como algo externo ao sujeito e localizado somente no conhecimento, está muito presente nos modelos de formação adotados para os profissionais/docentes da área da saúde. A consideração de que a formação necessária é aquela que se fundamenta em teorias, em conteúdos, e que, somente a partir desse percurso se chega à ação, vem permeando várias práticas educativas na área. Normalmente estas práticas ignoram a capacidade dos docentes de se apropriar, de fazer próprio,os conhecimentos e significados, na busca de sentido que, em vez de superpor saberes, favoreça que os saberes de cada um se alarguem a partir de trocas, de outras compreensões e apropriações.Para tanto, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, vem atuando em uma proposta inovadora de formação pedagógica para os docentes dos cursos técnicos de nível médio. Esta se dá em dois momentos concomitantes: a oferta do Curso de Qualificação Pedagógica em Educação Profissional para a Saúde, na modalidade à distância, com 100 horas de duração e a Supervisão Pedagógica do trabalho docente, também na modalidade à distância, ambos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Após o término de cada unidade didática dos cursos técnicos, os docentes trocam experiências mediadas por um tutor/supervisor em um Fórum de Discussão – 20 horas em cada unidade didática, totalizando 280 horas de supervisão à distância. Este fomenta formas de organização dos próprios docentes em cada unidade didática, em um processo de autoformação partilhada, possibilitando a reflexão sobre as suas práticas, o aprofundamento de questões a ela pertinentes, espaços de trocas e convivências, o exercício da crítica e da criatividade e o aprofundamento das relações entre prática/teoria/prática. O que dá sentido a busca é a possibilidade de encontro e, entendendo a educação como um espaço que permite o encontro, a convivência entre diferentes pessoas na Supervisão Pedagógica, oferece o desafio de “aprender” a ser docente, refletindo sua trajetória coletivamente. Os espaços de formação para os docentes ofertados pela ESP-MG são múltiplos, como o são as redes de saberes existentes no nosso vasto e complexo mundo.


Palavras-chave:  Educação à Distância, Formação Docente, Supervisão Pedagógica