9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:345-3



345-3ELETIVO: FONTE DE INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA
Autores:Laura Chaparro da Costa Neves (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) ; Jullyana Mendonça Souza (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) ; Nataly Saucedo Perez (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) ; Paola Mari Nakashina Cano (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) ; Fabrícia Gomes Monteiro Salles (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal)

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: -CONHECIMENTO RESTRITO DOS ACADÊMICOS ACERCA DAS ESPECIALIDADES OFERECIDAS NAS RESIDÊNCIAS -FALTA DE ESTÁGIOS DIRECIONADOS AOS INTERESSES DO ALUNO -NECESSIDADE DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS DIVERSIDADE DE ÁREAS DE ATUAÇÃO -OPORTUNIZAR VIVÊNCIA PRÁTICA DE ESPECIALIDADES QUE NÃO SÃO TÃO ABRANGIDAS PELO CURSO DESCRIÇAO DA EXPERIÊNCIA: OS MÓDULOS ”ATUALIZAÇÃO” (ELETIVOS) CORRESPONDEM A UM PERÍODO DE ESTÁGIO PRÁTICO, NAS ÁREAS DO CONHECIMENTO CONSIDERADAS PELO ALUNO, COMO NECESSÁRIAS PARA SUA FORMAÇÃO, APROXIMANDO-O DA REALIDADE PROFISSIONAL E PERMITINDO-LHE CONSTRUIR FUTURAS ESCOLHAS.A ESCOLHA DO PROFISSIONAL DA SAÚDE OU SERVIÇO PARA ACOMPANHAMENTO FICAM A CRITÉRIO DO ACADÊMICO. ESTES MÓDULOS COMPREENDEM ATIVIDADES ELETIVAS, OU SEJA, ATIVIDADES EM QUE O ALUNO SE RESPONSABILIZA PELA ESCOLHA DO ESTÁGIO, PERMITINDO QUE EXERCITE SUA AUTONOMIA NO ESTABELECIMENTO DOS CONTATOS COM OS PROFISSIONAIS E SERVIÇOS DE ESCOLHA. AO FIM DO MÓDULO, O ALUNO DEVE APRESENTAR À COORDENAÇÃO UM RELATÓRIO DIÁRIO DE SUAS ATIVIDADES E ESTUDOS, ASSIM COMO UM RELATO DE CASO NA FORMA DE BANNER QUE SERÁ SUBMETIDO ÀS AVALIAÇÃO DO PRECEPTOR E COORDENADOR DO MÓDULO. EFEITOS ALCANÇADOS: - OS ACADÊMICOS TÊM OPORTUNIDADE DE CONHECER,DURANTE OS QUATRO PRIMEIROS ANOS DO CURSO, AS DIVERSAS ÁREAS MÉDICAS, DE MODO A DECIDIR COM MAIOR PROPRIEDADE EM QUE ESPECIALIDADE IRÁ ATUAR -PERMITE AO ACADÊMICO EXPERIENCIAR OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO ALÉM DAS OFERECIDAS PELO CURRÍCULO DO CURSO,INCLUSIVE EM OUTRAS LOCALIDADES, BEM COMO CENTROS DE REFERÊNCIA NO BRASIL. -APLICAÇAO TEORICO-PRATICA A PARTIR DE DISCUSSÃO DE CASOS CLINICOS VIVENCIADOS COM O PRECEPTOR -FOMENTAR A PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A PARTIR DE PESQUISAS E CONSTRUÇÃO DE ESTUDOS DE CASO RECOMENDAÇÕES: -RELEVADAS, AS NATURAIS LIMITAÇÕES DO ACADÊMICO, PROPICIAR A ESTE A APLICAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS TEÓRICOS À PRAXIS CLÍNICA. -UTILIZAÇÃO DE CRITÉRIOS DIFERENCIADOS DE AVALIAÇÃO DE ACORDO COM A GRADUAÇÃO DO ALUNO, OPORTUNIZANDO AO PROFISSIONAL DE SAÚDE A ATUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POTENCIAL DO ACADÊMICO


Palavras-chave:  ELETIVO, INTEGRAÇÃO, TEÓRICO-PRÁTICA