9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:345-2


Poster (Painel)
345-2LIGA ACADÊMICA: O ALUNO NO CENTRO DO APRENDIZADO
Autores:Laura Chaparro da Costa Neves (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Jullyana Mendonca Souza (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nataly Saucedo Perez (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Paola Mari Nakashima Cano (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Ingridy Valerio Normando (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Ana Paula Novaes Bellinat (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Bruna Pasolini (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nadiny Zorzi Mendes de Carvalho (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL)

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: PEDIATRIA É UMA ÁREA DE TAMANHA IMPORTÂNCIA QUE SE EXIGE UM CONHECIMENTO MÍNIMO SOBRE ELA EM TODAS AS PROVAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA, ALÉM DE DESPERTAR INTERESSE EM MUITOS ACADÊMICOS. NO SEGUNDO ANO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIDERP, OS ACADÊMICOS TÊM A OPORTUNIDADE DE ESTAR EM ÍNTIMO CONTATO COM CONHECIMENTOS SOBRE ESSA ESPECIALIDADE, PORÉM NÃO LHES É DADA A CHANCE DE APLICÁ-LOS NO MÓDULO DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: ACADÊMICAS DO CURSO DE MEDICINA DO TERCEIRO E QUARTO ANO, DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP) ELABORARAM UM PROJETO, DENOMINADO LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA (LIPED). COMPOSTA POR 10 MEMBROS, ESSE PROJETO TEM O ALUNO COMO MEMBRO ATIVO NA CONSTRUCAO DO SEU CONHECIMENTO E COMO FOCO A INSERÇÃO DO ACADÊMICO NOS DIFERENTESS NÍVEIS E CENÁRIOS DE ATENÇÃO E A AMPLIAÇÃO DA RELAÇÃO ACADÊMICO-COMUNIDADE POR INTERMÉDIO DE PROJETOS DE EXTENSÃO QUE VISAM PREVENÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE. AS ATIVIDADES SEMANAIS DO PROJETO SÃO DIVIDIDAS EM TEÓRICAS E PRÁTICAS. A PARTE TEÓRICA CONTA COM AULAS MINISTRADAS POR DOCENTES E ACADÊMICOS ONDE SÃO ABORDADOS OS ASSUNTOS MAIS RELEVANTAS DA PRATICA PEDIÁTRICA, ALÉM DA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS. TAIS ENCONTROS NOS DÃO SUPORTE PARA MELHOR APROVEITAR AS ATIVIDADES PRÁTICAS, QUE INCLUEM PLANTÃO DE 6 HORAS/SEMANA EM CONSULTÓRIO E HOSPITAIS DE GRANDE ENVOLVENDO: PRONTO-SOCORRO PEDIÁTRICO, UNIDADE DE CUIDADO INTERMEDIÁRIO, UTI PEDIÁTRICA E SALA DE PARTO. EFEITOS ALCANÇADOS: O PROJETO NOS PROPORCIONOU UMA VISÃO DA IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PEDIÁTRICO, POIS É NESTA FASE DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO QUE A INTERVENÇÃO MÉDICA SE FAZ ESSENCIAL, ASSIM COMO A CHANCE DE ATUAR TANTO NA PREVENÇÃO COMO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. PERMITIU-NOS UMA VISÃO CLÍNICA AMPLIADA, CAPACITANDO O ESTUDANTE A DESENVOLVER E BUSCAR SOLUÇÕES NO CAMPO DA MULTIDISCIPLINARIDADE, ALÉM DO APRIMORAMENTO DE HABILIDADES E RECICLAGEM DO CONHECIMENTO, A OPORTUNIDADE DE ESTAR EM CONTATO TANTO COM REALIDADE DO ATENDIMENTO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO, A COMUNIDADE ALVO TEM A OPORTUNIDADE DE SANAR DÚVIDAS, TROCAR EXPERIÊNCIAS, RECEBER UMA AVALIAÇÃO DO ESTADO GERAL DAS CRIANÇAS, ALÉM DE UM MOMENTO DE LAZER. RECOMENDAÇÕES: DAR CONTINUIDADE AO PROJETO POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO ANUAL.


Palavras-chave:  liga, medicina, pediatria