<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:345-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">345-2</td><td><b>LIGA ACADMICA: O ALUNO NO CENTRO DO APRENDIZADO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Laura Chaparro da Costa Neves </u> (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Jullyana Mendonca Souza (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nataly Saucedo Perez (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Paola Mari Nakashima Cano (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Ingridy Valerio Normando (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Ana Paula Novaes Bellinat (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Bruna Pasolini (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nadiny Zorzi Mendes de Carvalho (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>CARACTERIZAO DO PROBLEMA: PEDIATRIA UMA REA DE TAMANHA IMPORTNCIA QUE SE EXIGE UM CONHECIMENTO MNIMO SOBRE ELA EM TODAS AS PROVAS DE RESIDNCIA MDICA, ALM DE DESPERTAR INTERESSE EM MUITOS ACADMICOS. NO SEGUNDO ANO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIDERP, OS ACADMICOS TM A OPORTUNIDADE DE ESTAR EM NTIMO CONTATO COM CONHECIMENTOS SOBRE ESSA ESPECIALIDADE, PORM NO LHES DADA A CHANCE DE APLIC-LOS NO MDULO DESCRIO DA EXPERINCIA: ACADMICAS DO CURSO DE MEDICINA DO TERCEIRO E QUARTO ANO, DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIO DO PANTANAL (UNIDERP) ELABORARAM UM PROJETO, DENOMINADO LIGA ACADMICA DE PEDIATRIA (LIPED). COMPOSTA POR 10 MEMBROS, ESSE PROJETO TEM O ALUNO COMO MEMBRO ATIVO NA CONSTRUCAO DO SEU CONHECIMENTO E COMO FOCO A INSERO DO ACADMICO NOS DIFERENTESS NVEIS E CENRIOS DE ATENO E A AMPLIAO DA RELAO ACADMICO-COMUNIDADE POR INTERMDIO DE PROJETOS DE EXTENSO QUE VISAM PREVENO, CONSCIENTIZAO E PROMOO DE SADE. AS ATIVIDADES SEMANAIS DO PROJETO SO DIVIDIDAS EM TERICAS E PRTICAS. A PARTE TERICA CONTA COM AULAS MINISTRADAS POR DOCENTES E ACADMICOS ONDE SO ABORDADOS OS ASSUNTOS MAIS RELEVANTAS DA PRATICA PEDITRICA, ALM DA DISCUSSO DE CASOS CLNICOS. TAIS ENCONTROS NOS DO SUPORTE PARA MELHOR APROVEITAR AS ATIVIDADES PRTICAS, QUE INCLUEM PLANTO DE 6 HORAS/SEMANA EM CONSULTRIO E HOSPITAIS DE GRANDE ENVOLVENDO: PRONTO-SOCORRO PEDITRICO, UNIDADE DE CUIDADO INTERMEDIRIO, UTI PEDITRICA E SALA DE PARTO. EFEITOS ALCANADOS: O PROJETO NOS PROPORCIONOU UMA VISO DA IMPORTNCIA DO ACOMPANHAMENTO PEDITRICO, POIS NESTA FASE DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO QUE A INTERVENO MDICA SE FAZ ESSENCIAL, ASSIM COMO A CHANCE DE ATUAR TANTO NA PREVENO COMO NA PROMOO DA SADE. PERMITIU-NOS UMA VISO CLNICA AMPLIADA, CAPACITANDO O ESTUDANTE A DESENVOLVER E BUSCAR SOLUES NO CAMPO DA MULTIDISCIPLINARIDADE, ALM DO APRIMORAMENTO DE HABILIDADES E RECICLAGEM DO CONHECIMENTO, A OPORTUNIDADE DE ESTAR EM CONTATO TANTO COM REALIDADE DO ATENDIMENTO NO SISTEMA NICO DE SADE. DURANTE A EXECUO DO PROJETO DE EXTENSO, A COMUNIDADE ALVO TEM A OPORTUNIDADE DE SANAR DVIDAS, TROCAR EXPERINCIAS, RECEBER UMA AVALIAO DO ESTADO GERAL DAS CRIANAS, ALM DE UM MOMENTO DE LAZER. RECOMENDAES: DAR CONTINUIDADE AO PROJETO POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO ANUAL. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;liga, medicina, pediatria</td></tr></table></tr></td></table></body></html>