<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:345-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">345-1</td><td><b>INTEGRAO DE CENRIOS  RELATO DE UMA EXPERINCIA NO CURSO DE MEDICINA DA UNIDERP</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Laura Chaparro da Costa Neves </u> (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) ; Jullyana Mendona (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) ; Amanda Oliva de Brito Coutinho (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) ; Fabrcia Gomes Monteiro Salles (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) ; Lucylea Pompeo Mller Braga (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>Caracterizao do problema:</b> O Programa Interinstitucional de Integrao Escola-Servio-Comunidade- PINESC integrado aos mdulos de Habilidades Mdicas e Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento, oportunizou aos acadmicos a compreenso do desenvolvimento global da criana e adolescente, levantando os pontos-chave nos mbitos bio-psico-social implicados na relao sade/doena. Este acompanhamento, notadamente realizado no ambiente de Ateno Bsica, foi fundamental para apreenso dos principais problemas que afetam essas populaes e identificao de fatores de risco para planejamento de aes em sade. <b>Descrio da experincia:</b> No PINESC, os acadmicos esto vinculados s equipes do Programa de Sade da Famlia e neste mdulo realizaram individualmente o acompanhamento de consultas de puericultura e adoo de uma criana, realizaram visitas domiciliares aos pacientes a fim de obter informaes referentes ao contexto scio econmico em que as famlias esto inseridas. As crianas foram examinadas, aferidas suas medidas antropomtricas, aplicadas tabelas de crescimento e desenvolvimento e conferido o estado vacinal. Alm disto, foi feita interpretao dos exames laboratoriais das mes desde o perodo gestacional e correlacionados os resultados com os aspectos clnicos das crianas. Identificados os problemas, analisados e discutidos com professores das reas afins, traaram-se metas a serem cumpridas na comunidade, com auxlio do preceptor do PINESC. <b>Efeitos alcanados:</b> Este trabalho favoreceu a integrao do conhecimento terico prtica. Por meio de diferentes saberes e cenrios, propiciou-se um aprendizado contextualizado e real. Com os dados levantados, os alunos,auxiliados pelos professores, puderam diagnosticar, aperfeioar as habilidades clnicas e discutir metas juntamente com a equipe de sade da famlia.A partir dessa experincia, conseguimos promover um atendimento personalizado, o que possibilitou uma resposta mais favorvel por parte do pblico-alvo. <b>Recomendaes:</b> Dar continuidade a este acompanhamento em nvel de Ateno Bsica para que os acadmicos possam desenvolver suas potencialidades e ao mesmo tempo confrontar a realidade em que esto atuando. Alm de propor solues prticas e efetivas, melhorando o atendimento dos pacientes na UBSF, incentivar o envolvimento de todos os membros da equipe da rea de sade para promoo de uma cobertura interdisciplinar durante o atendimento. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Experincia, Integrao, Medicina</td></tr></table></tr></td></table></body></html>