9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:345-1


Poster (Painel)
345-1INTEGRAÇÃO DE CENÁRIOS – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE MEDICINA DA UNIDERP
Autores:Laura Chaparro da Costa Neves (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) ; Jullyana Mendonça (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) ; Amanda Oliva de Brito Coutinho (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) ; Fabrícia Gomes Monteiro Salles (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) ; Lucylea Pompeo Müller Braga (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do PantanalUNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal)

Resumo

Caracterização do problema: O Programa Interinstitucional de Integração Escola-Serviço-Comunidade- PINESC integrado aos módulos de Habilidades Médicas e Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento, oportunizou aos acadêmicos a compreensão do desenvolvimento global da criança e adolescente, levantando os pontos-chave nos âmbitos bio-psico-social implicados na relação saúde/doença. Este acompanhamento, notadamente realizado no ambiente de Atenção Básica, foi fundamental para apreensão dos principais problemas que afetam essas populações e identificação de fatores de risco para planejamento de ações em saúde. Descrição da experiência: No PINESC, os acadêmicos estão vinculados às equipes do Programa de Saúde da Família e neste módulo realizaram individualmente o acompanhamento de consultas de puericultura e adoção de uma criança, realizaram visitas domiciliares aos pacientes a fim de obter informações referentes ao contexto sócio econômico em que as famílias estão inseridas. As crianças foram examinadas, aferidas suas medidas antropométricas, aplicadas tabelas de crescimento e desenvolvimento e conferido o estado vacinal. Além disto, foi feita interpretação dos exames laboratoriais das mães desde o período gestacional e correlacionados os resultados com os aspectos clínicos das crianças. Identificados os problemas, analisados e discutidos com professores das áreas afins, traçaram-se metas a serem cumpridas na comunidade, com auxílio do preceptor do PINESC. Efeitos alcançados: Este trabalho favoreceu a integração do conhecimento teórico à prática. Por meio de diferentes saberes e cenários, propiciou-se um aprendizado contextualizado e real. Com os dados levantados, os alunos,auxiliados pelos professores, puderam diagnosticar, aperfeiçoar as habilidades clínicas e discutir metas juntamente com a equipe de saúde da família.A partir dessa experiência, conseguimos promover um atendimento personalizado, o que possibilitou uma resposta mais favorável por parte do público-alvo. Recomendações: Dar continuidade a este acompanhamento em nível de Atenção Básica para que os acadêmicos possam desenvolver suas potencialidades e ao mesmo tempo confrontar a realidade em que estão atuando. Além de propor soluções práticas e efetivas, melhorando o atendimento dos pacientes na UBSF, incentivar o envolvimento de todos os membros da equipe da área de saúde para promoção de uma cobertura interdisciplinar durante o atendimento.


Palavras-chave:  Experiência, Integração, Medicina