<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:340-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">340-2</td><td><b>INTEGRAO GRADUAO, PS-GRADUAO E RESIDNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA: RELATO DE EXPERINCIA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maria Denise Schimith </u> (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Carmem Lcia Colom Beck (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Ana Paula Wilke Franois (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Cleusa Letcia Machado Prevedello (SMSSMA - Secretaria Municipal de Sade) ; Gilson Mafacioli da Silva (UFSM - Universidade Federal de Santa MariaSMSSMA - Secretaria Municipal de Sade) ; Bruna Simon (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Caroline Soriano Baisch (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Mrcio Jos Mangini da Silva (SMSSMA - Secretaria Municipal de Sade) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>CARACTERIZAO DO PROBLEMA: Sabemos que Educao Superior cabe formar profissionais com amplo entendimento do homem e do meio em que vive, a partir da investigao cientfica, bem como preparar-los para o exerccio de cidadania e a qualificao para o trabalho. Nesse sentido, o Ministrio da Educao (MEC) editou as Diretrizes Curriculares Nacionais para todas as profisses que integram as reas da sade, nas quais so definidas competncias e habilidades comuns aos profissionais da sade, que devem visar a resoluo do problema de sade; a tomada de deciso; a comunicao, primando pela interao com outros colegas e com o pblico; a liderana no trabalho em equipe multiprofissional, bem como, administrao e gerenciamento e educao permanente. Frente a esse contexto, o presente trabalho objetiva relatar a experincia de integrao da graduao da enfermagem, atravs de um projeto de extenso, com um programa de ps-graduao e a residncia multiprofissional integrada do sistema pblico de sade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). DESCRIO DA EXPERINCIA: Desenvolver aes em sade mental na ateno bsica na rea de abrangncia de uma Unidade Sade Famlia objetivo de um Projeto de Extenso desde 2008. Em 2009, com o inicio do programa de residncia multiprofissional integrada, passou-se a contar com a presena de outros profissionais de sade, como psiclogo, fisioterapeuta, nutricionista e enfermeiro. Nesse momento inicia-se tambm a discusso e implementao do dispositivo de Apoio Matricial e a participao de um mdico psiquiatra mestrando do Programa de Ps-Graduao Stricto Sensu da Psicologia, atravs da atividade intitulada docncia orientada. Assim, o referido profissional faz parte de equipe que atua como apoio matricial em sade mental na ateno bsica. A equipe de sade da famlia est includa nesse processo. EFEITOS ALCANADOS: A experincia amplia as possibilidades de efetivao dos princpios de Sistema nico de Sade (SUS), bem como da formao de profissionais de sade aptos a implant-los nos servios em que atuaro. Podemos afirmar tambm que ocorre educao permanente em servio. RECOMENDAES: Fica evidente que h vrios dispositivos disponveis para potencializarmos a formao de profissionais de sade coerente com os princpios do SUS. A interdisciplinaridade, o trabalho em equipe, a comunicao e a educao permanente previstos nas novas diretrizes curriculares so passveis de construo.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao profissional, Sistema nico de Sade, Apoio Matricial</td></tr></table></tr></td></table></body></html>