340-2 | INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: | Maria Denise Schimith (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Carmem Lúcia Colomé Beck (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Ana Paula Wilke François (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Cleusa Letícia Machado Prevedello (SMSSMA - Secretaria Municipal de Saúde) ; Gilson Mafacioli da Silva (UFSM - Universidade Federal de Santa MariaSMSSMA - Secretaria Municipal de Saúde) ; Bruna Simon (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Caroline Soriano Baisch (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Márcio José Mangini da Silva (SMSSMA - Secretaria Municipal de Saúde) |
Resumo CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: Sabemos que à Educação Superior cabe formar profissionais com amplo entendimento do homem e do meio em que vive, a partir da investigação científica, bem como preparar-los para o exercício de cidadania e a qualificação para o trabalho. Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC) editou as Diretrizes Curriculares Nacionais para todas as profissões que integram as áreas da saúde, nas quais são definidas competências e habilidades comuns aos profissionais da saúde, que devem visar a resolução do problema de saúde; a tomada de decisão; a comunicação, primando pela interação com outros colegas e com o público; a liderança no trabalho em equipe multiprofissional, bem como, administração e gerenciamento e educação permanente. Frente a esse contexto, o presente trabalho objetiva relatar a experiência de integração da graduação da enfermagem, através de um projeto de extensão, com um programa de pós-graduação e a residência multiprofissional integrada do sistema público de saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Desenvolver ações em saúde mental na atenção básica na área de abrangência de uma Unidade Saúde Família é objetivo de um Projeto de Extensão desde 2008. Em 2009, com o inicio do programa de residência multiprofissional integrada, passou-se a contar com a presença de outros profissionais de saúde, como psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e enfermeiro. Nesse momento inicia-se também a discussão e implementação do dispositivo de Apoio Matricial e a participação de um médico psiquiatra mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Psicologia, através da atividade intitulada docência orientada. Assim, o referido profissional faz parte de equipe que atua como apoio matricial em saúde mental na atenção básica. A equipe de saúde da família está incluída nesse processo. EFEITOS ALCANÇADOS: A experiência amplia as possibilidades de efetivação dos princípios de Sistema Único de Saúde (SUS), bem como da formação de profissionais de saúde aptos a implantá-los nos serviços em que atuarão. Podemos afirmar também que ocorre educação permanente em serviço. RECOMENDAÇÕES: Fica evidente que há vários dispositivos disponíveis para potencializarmos a formação de profissionais de saúde coerente com os princípios do SUS. A interdisciplinaridade, o trabalho em equipe, a comunicação e a educação permanente previstos nas novas diretrizes curriculares são passíveis de construção. Palavras-chave: educação profissional, Sistema Único de Saúde, Apoio Matricial |