Poster (Painel)
339-1 | PARA SABER PARA ONDE VAMOS PRECISAMOS SABER DE ONDE VIEMOS: MEMÓRIA E HISTÓRIA DE JOAQUIM VENÂNCIO | Autores: | Renata Reis Cornelio Batistella (EPSJV FIOCRUZ - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio) ; José Buarque Ferreira (EPSJV FIOCRUZ - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio) ; Gregório Galvão (EPSJV FIOCRUZ - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio) ; Moyses Gomes (EPSJV FIOCRUZ - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio) ; Lygia Costa (EPSJV FIOCRUZ - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio) |
Resumo Caracterização do Problema: Este trabalho insere-se na proposta de Iniciação à Educação Politécnica em Saúde (IEP) da EPSJV/FIOCRUZ. É uma estratégia pedagógica que consiste em uma atividade de pesquisa com pequenos grupos de alunos, sob supervisão de professores-preceptores, que desenvolvem discussões teóricas e trabalhos de campo acerca de um tema da saúde. O objetivo é articular os conteúdos teóricos das disciplinas do IEP, por isso denominamos este processo de Trabalho de Integração (TI).
O trabalho em pequenos grupos permite um acompanhamento mais próximo do desenvolvimento e do percurso de aprendizagem de cada aluno. Em cada encontro estes são estimulados a desenvolverem registros do trabalho de pesquisa na forma de relatórios e resenhas fortalecendo a capacidade de sistematizar os conhecimentos e expressá-los pela escrita. Os resultados das atividades são publicados em portfólios individuais que funcionam como um instrumento de avaliação.
O IEP busca garantir que os técnicos formados pela escola compreendam as questões históricas e conceituais que tensionam a formação e trabalho dos técnicos no Sistema Único em Saúde SUS.
Descrição da Experiência: nesta proposta metodológica os alunos foram autores, produtores, diretores e editores de um vídeo sobre Joaquim Venâncio , através do qual foi possível formular um processo de prática investigativa mais amplo sobre os trabalhadores técnicos de biodiagnóstico.
A metodologia do vídeo incluiu em sua etapa de pré-produção discussões teóricas, levantamento bibliográfico, historiográfico e iconográfico em Centros de Documentação e Memória de diversas instituições, levantamento e análise de dados em diversas fontes (AMS/IBGE 2005, BEPSaúde, DataSUS), visitas a instituições de pesquisa e a laboratórios da Fiocruz, pesquisa em sítios eletrônicos e entrevistas com depoentes de destaque. O objetivo desta etapa foi o de elaborar, através de uma oficina, o roteiro para a realização das gravações. Posteriormente a captação das imagens os alunos começaram a etapa de pós-produção que consistiu na decupagem e edição do conteúdo para a finalização do vídeo.
Efeitos alcançados: os alunos passaram de espectadores a produtores, demarcando uma produção autoral e coletiva, possibilitando novos saberes e percepções sobre o técnico de laboratório. A reflexão elaborada permitiu a integração dos conteúdos disciplinares da formação geral com a educação profissional da habilitação de biodiagnóstico.
Palavras-chave: construção do conhecimento, memória, trabalhador técnico |