9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:337-3



337-3Os múltiplos olhares sobre o processo de educação permanente na 1ª Coordenadoria Regional de Saúde: a consolidação da Comissão de Integração Ensino-Serviço - CIES
Autores:Silvana da Saúde Folis Flores (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Elen Maria Borba (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Neidi Regina Friedrich (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Beate Elizabete Rosecker (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

O presente estudo é um relato de experiência sobre a consolidação da Comissão de Integração Ensino-Serviço – CIES enquanto um espaço de troca e de interação entre os diferentes sujeitos que constituem este espaço. Com uma caminhada recente, um pouco mais de dois anos, mas, ao mesmo tempo, com o desenvolvimento de ações significativas na região, na busca da participação efetiva dos segmentos: estudantes, trabalhadores, gestores, docentes de instituições de ensino e controle social. Uma das ações que merece destaque é a construção do Plano Regional de Educação Permanente que é realizado anualmente e que compõem, mais tarde, o Plano Estadual. Esta ação que primeiramente pode ser caracterizada como burocrática, mas ganha, no seu processo de construção, uma nova característica: a multiplicidade de olhares e experiências. Com o envolvimento do conjunto dos seus integrantes, o Plano vai agregando as reais necessidades da população usuária do Sistema Único de Saúde – SUS e as potencialidades para a superação de dificuldades que se apresentam nas práticas cotidianas de saúde. A partir daí, as ações são desenvolvidas, mesmo com as inúmeras dificuldades operacionais e de ordem administrativas. Estas ações, por sua vez, promovem o envolvimento do grupo e dos segmentos que representam. De fato, é uma parceria que faz um movimento positivo na região, pois, a cada dia, o espaço de reuniões sistematicas vem ganhando mais legitimidade, tanto em número de participantes como nas discussões promovidas. A diversidade está explicitada até mesmo na construção dos projetos, pois respeita as necessidades acordadas conjuntamente. Podemos destacar alguns projetos para exemplificar, como: Rodas de Conversa, Formação Básica para os Trabalhadores do SUS, Fortalecimento do Controle Social nos Municípios, Estruturação da CIES, Rodas de Educação Permanente em Saúde Indígena, Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil do SUS, Encontro Regional de Experiências Exitosas de Educação Permanente em Saúde, Encontro do Movimento Estudantil da Saúde e etc. Cabe destacar que o desafio está na necessidade constante de promover a participação dos diferentes segmentos envolvidos no sistema de saúde da região. Desta forma, os recursos também são aplicados nesta perspectiva, na busca da qualificação dos serviços prestados aos usuários do SUS.


Palavras-chave:  comissão integação ensino-serviço, educação permanente, participação