9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:334-1


Poster (Painel)
334-1Diagnóstico de Saúde do Território de Atuação da Estratégia Saúde da Família baseado nos conceitos de Vigilância em Saúde
Autores:Fernanda Christine Dutra Bastos (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública) ; Camila Aves Varela Galvão (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública) ; Analaura Ribeiro Pereira (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública) ; Renata Cristina Arthou Pereira (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública)

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido por residentes em meados de 2008 do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família nos Moldes da Residência da ENSP/FIOCRUZ com o objetivo de identificar necessidades e potencialidades do território de atuação da equipe da Estratégia de Saúde da Família Parque Carlos Chagas - Manguinhos, o qual é formado por três comunidades: Parque Carlos Chagas (Varginha), Nelson Mandela e Greenville. Essas comunidades fazem parte do bairro de Manguinhos do Município do Rio de Janeiro. A melhora da qualidade de vida de uma população implica em intervenções que levem em consideração as características do território habitado, bem como a dinâmica de ocupação desse território. Neste sentido, conhecer as necessidades de saúde da população local é um dos primeiros passos para a elaboração de uma oferta organizada de ações e serviços, ou seja, a adequação do processo de trabalho dos profissionais em função das características da população atendida. Neste trabalho utilizamos referenciais da Vigilância em Saúde para fazer um primeiro diagnóstico das condições sanitárias e ambientais do nosso território de atuação, com a construção de um mapa de risco. Também empregamos algumas técnicas de coletas de dados como: entrevista, observação participante e grupo focal, para caracterizarmos a dinâmica de ocupação do território e as potencialidades presentes na população. Entendemos que a partir dos resultados desta análise da situação de saúde da população, a equipe pode realizar o planejamento de suas atividades de forma a atingir as necessidades locais.


Palavras-chave:  Estratégia Saúde da Família, Necessidades de Saúde, Vigilância em Saúde