Poster (Painel)
330-1 | RELATO DE VIVÊNCIAS DA EQUIPE DE RESIDENTES DE SANTA MARIA - RS EM UMA REDE DE REFERÊNCIA EM CLÍNICA AMPLIADA | Autores: | Elsa Maria Karsburg da Rosa (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Eliane Caldas da Silva (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Gilmara de Campos (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Fernanda Giordani Kretzmann (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Raquel da Silveira dos Santos (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Pâmela Kurtz Cezar (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Caroline Soriano Baisch (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Amara Lúcia Tavares Battistel (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) |
Resumo Caracterização do problema: O programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde (RMISPS) de Santa Maria teve início com a primeira turma no ano de 2009. Sua implantação representa uma estratégia de revitalização dos modelos de formação e integração ensino-serviço com o objetivo de qualificar profissionais da saúde para atuarem no sistema público. Nossa inserção nos cenários de práticas se deu numa conjuntura de saúde fragilizada, desestruturada e ainda fixada no modelo médico hegemônico. Devido a essa situação vivenciamos dificuldades na compreensão da proposta apresentada e no desenvolvimento das ações pretendidas. A partir deste contexto sentimos a necessidade de conhecer outra realidade para fomentar o planejamento em nosso processo de trabalho.
Descrição da experiência: No período compreendido entre 08 a 11 de fevereiro de 2010, experenciamos a realidade do Sistema de Saúde Pública do município de Campinas/SP com o objetivo de conhecer a organização e a dinâmica desta rede de referência em clínica ampliada.
Nesta vivência foi possível conhecer outra realidade de se fazer e pensar saúde, caracterizada por um processo de gestão participativa, de descentralização da assistência, por meio da distritalização, com um sistema de informação integrado e informatizado. Somando - se a eficácia da Política Nacional de Humanização (PNH), um apoio matricial presente nas unidades básicas de saúde e nos hospitais, uma Saúde Mental firmada nos preceitos da reforma psiquiátrica, tudo isso possível devido ao comprometimento dos gestores e profissionais aliados a um controle social atuante.
Efeitos alcançados: A partir desta vivência foi possível a renovação das ações realizadas pela residência multiprofissional no cenário de Santa Maria/RS com a modificação do processo de trabalho com a ressistematização do apoio matricial e a busca de uma maior aproximação e diálogo com a gestão.
Recomendações: Fomentar a estruturação de redes intersetoriais de atenção em saúde, entendendo nosso papel como multiplicadores e apoiadores deste processo de mudança que objetiva uma saúde de qualidade e resolutiva.
Palavras-chave: Clínica Ampliada, Residência Multiprofissional, Vivências |