<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:326-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">326-3</td><td><b>CRIANDO ELOS DE CUIDADO: acadmicos de enfermagem articulando ensino, trabalho e cidadania junto a UBS Reolon, Universidade e Loteamento Reolon</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Elisete Mariane Neumann (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Anelise Scapinelli Stocco (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Camila Mussato (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Cibely de Oliveira Rangel (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Fabiana Pegoraro (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Liselena Sangali (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Marilda Marques de Andrade (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; <u>Renata Luzia Nascimento Scholl </u> (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Patrcia Negri (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Thais da Silva Debon (UCS - Universidade de Caxias do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: Esta vivncia pedaggica retrata a trajetria de acadmicos de Enfermagem Comunitria da Universidade de Caxias do Sul, no processo de construo do cuidado sade junto a UBS e comunidade do Loteamento Reolon, municpio de Caxias do Sul/RS, no perodo de maro a julho de 2009. Objetivo: Planejar, executar e avaliar aes de enfermagem em sade coletiva, nos mbitos da produo do cuidado, gesto, educao e pesquisa. Metodologia: Pesquisa-Ao-Participante em Sade, com a construo do Diagnstico Comunitrio e Familiar, bem como a construo de projetos interventivos. Resultados Alcanados: Mediante a priorizao de necessidades elencadas nos diagnsticos, desenvolveram-se aes colaborativas e participativas junto as equipes de ESF/EACS da UBS Reolon, instituies sociais e educativas, famlias, grupos e a comunidade. Projetos implementados: "Sade Escolar com 80 (oitenta) adolescentes infratores" na temtica: Preveno de Acidentes e Primeiros Socorros; "Oficina do Ch e Matin da Sade" com 25 (vinte e cinco) recicladoras; Festa do "Arrai da Sade" com 87 (oitenta e sete) usurios do grupo de hipertensos e diabticos; Projeto Educativo-Terapeutico junto a 9 (nove) famlias do bairro; Evento de Educao Permanente em Sade: "Workshop Construindo vivncias em grupo no contexto da sade" com 98 (noventa e oito) participantes (acadmicos, ACS e equipes ESF); e, Roda de Conversa "Somando Vivncias" na UBS Reolon: equipes ESF/EACS e acadmicos socializando aes de ensino-aprendizagem-cuidado realizadas no semestre. Concluso e Recomendaes: As aes de educao em sade, promoo e cidadania abrangeram de forma satisfatria mais de 300 (trezentas) pessoas neste perodo, contando com a ao conjunta dos acadmicos de enfermagem, equipes ESF/EACS, Casa Brasil, Associao de Recicladoras, Centro de Atendimento Scio-Educativo, famlias e a comunidade local. Nesta abordagem, elos de cuidado e de promoo a sade foram sendo tecidos, articulando-se ensino, trabalho e cidadania. Recomenda-se que abordagens pedaggicas e de cuidado em rede, a exemplo da vivncia relatada, sirvam de referncia e tornem o princpio da intersetorialidade uma realidade viva no SUS, nas comunidades locais e nas universidades. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Elos de cuidado, enfermagem, educao em sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>