326-2 | REOLON... SAÚDE EM CENA:
Aventuras pedagógicas de acadêmicos de enfermagem na comunidade | Autores: | Elisete Mariane Neumann (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Cristiano da Silva (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Daniele Arend (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Fabiana Alves Paz (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Fábio Triches (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Michel Doebber (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Simone Osielski (UCS - Universidade de Caxias do Sul) |
Resumo Introdução: Relato de experiência de acadêmicos de enfermagem na Disciplina de Enfermagem Comunitária da Universidade de Caxias do Sul, durante o período de agosto a dezembro de 2008, no Loteamento Reolon, em Caxias do Sul/RS. Foram realizadas ações de parceria junto à UBS Reolon, Escola Municipal Machado de Assis, Casa Brasil, Associação de Recicladores e moradores do bairro. Objetivo: Planejar, executar e avaliar o cuidado de enfermagem em âmbito coletivo junto a comunidade. Metodologia: Pesquisa-Ação-Participante, utilizando-se técnicas como: observação, análise documental, fotografia e filmagem, entrevistas a lideranças chaves, passeios ambientais, visitas a recursos sociais, acolhimento familiar, visitas domiciliares, consultas de enfermagem, genograma e ecomapa, entre outros, para realizar a Cartografia do Território e Estudo de Vida e Saúde Familiar. Resultados Alcançados: Com base nos diagnósticos comunitários e familiares elencados (risco de acidentes domiciliares e comunitários, higiene precária, gravidez na adolescencia, baixa auto-etima e depressão), necessidades foram priorizadas e, alguns projetos foram construídos de forma participativa com a comunidade, tais como: Projeto- Oficina "Estética e Saúde" junto a Casa Brasil, Consultas de Enfermagem e Aconselhamento Criativo para jovens de 5ª e 6ª séries da Escola local; Evento na Universidade - "Curso de Prevenção de Acidentes, Primeiros e últimos socorros para equipes ESF/EACS", e, a Produção do Primeiro Curta Metragem Popular Amador do bairro, com o tema: "Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros na família, escola e comunidade", ação de parceria entre Casa Brasil/FAS/UBS Reolon/UCS. Conclusão e Recomendações: Esta aventura pedagógica contou com diferentes atores sociais e cenário inusitados para construção do processo de saúde e cuidado junto a comunidade, mostrando que com a participação articulada entre ensino, serviços e comunidade, foi e é possível inventar tecnologias educativas inovadoras. Um exemplo de inovação foi a produção inédita do Curta Amador de Educação Popular em Saúde contando com o protagonismo de pessoas da própria comunidade junto com os acadêmicos de enfermagem. Recomenda-se que experiências como estas, façam parte do cotidiano do processo de ensinar, aprender e produzir o cuidado no SUS. Palavras-chave: saúde coletiva, educação popular em saúde, enfermagem |