9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:326-1



326-1CONSTRUINDO ELOS ENTRE ENSINO DE ENFERMAGEM-TRABALHO-CIDADANIA: vivências práticas do processo de ensinagem em saúde coletiva
Autores:Elisete Mariane Neumann (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Júlia Teresa Barasuol Flores (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Marta Vaccari Batista (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL)

Resumo

Vivência do processo de ensinagem na Disciplina Enfermagem Comunitária da Universidade de Caxias do Sul/RS, que vem experienciando o desafio da articulação intersetorial com diferentes atores e cenários. Objetivo: Planejar, executar e avaliar a assistência à saúde da família e comunidade, com ênfase na construção de ferramentas diferenciadas de ensinar/aprender no/para o SUS. A trajetória metodológica se desenvolve em um tempo de doze créditos, oito alunos/professor e em cenários, como: UBS, Escolas, Ruas, Casa Brasil, Associação de Recicladores, CRAS, CASE, Clubes, Conselhos de Saúde, além de famílias selecionadas. Tomando por base o Planejamento Estratégico Comunitário e Familiar e a Pesquisa-Ação-Participante, é construída a proposta pedagógica em cinco etapas; Resultados: 1ª Etapa: Construção da Cartografia do Território e Estudo de Vida/Saúde Familiar, usando técnicas como: genograma/ecomapa, história de vida, estimativa rápida, passeios ambientais, fotografia, entrevistas, entre outras. 2ª Etapa: Elaboração de Projetos de Intervenção Comunitários e Projeto Educativo-Terapeutico Familiar; 3ª Etapa: Execução dos projetos, conforme prioridades elencadas, usando-se ferramentas, como: visitas domiciliares, consultas de enfermagem à domicílio, grupos, atividades artístico-culturais, rodas de conversa, oficinas de autocuidado, teatros, esquetes humorísticas, oficinas de desenho/grafitagem/música, jogos, produção de materiais educativos (ex. Curta Metragem, folders), eventos de Educação Permanente em Saúde (debates, cursos, rodas, oficinas)entre outras; 4ª Etapa: Avaliação do processo de ensinagem/cuidado com famílias/comunidade, equipes e acadêmicos. 5ª Etapa: Tradução da vivência em Artigo Científico e Poster que é socializado em Mostra de Produção de Conhecimentos na Universidade e comunidade. Conclusão: Acreditamos que esta dinâmica de ensinagem na enfermagem, articulada com o trabalho "vivo in ato" junto com a comunidade e os serviços, tem contribuído de forma satisfatória para a construção de competências do enfermeiro em saúde coletiva, estando de acordo com as Diretrizes Curriculares propostas pelo MEC/MS e do novo Projeto Político-Pedagógico do Curso de Enfermagem/UCS. Esta metodologia tem tido o desafio de estar formando profissionais capacitados para trabalhar no SUS e, em especial, na Estratégia Saúde da Família, habilitando-os para atuar nos âmbitos da produção e gestão do cuidado integral a saúde, educação e pesquisa em saúde coletiva.


Palavras-chave:  ENSINAGEM, SAÚDE COLETIVA, VIVÊNCIAS