9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:324-2


Poster (Painel)
324-2ARTICULAÇÃO ENTRE A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E A ATENÇÃO BÁSICA NO CONTROLE DAS DOENÇAS EXANTEMÁTICAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA.
Autores:Elvira Caires de Lima (SMS - VC - Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista) ; Josemeire Nóbrega Almeida (SMS - VC - Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista)

Resumo

As doenças exantemáticas se caracterizam por um quadro infecto-contagioso causado por uma grande variedade de agentes etiológicos. Se apresentam através de formas clínicas bastante semelhantes evidenciada por alteração cutânea denominada exantema, acompanhado de outros sintomas específicos. Dentre as doenças exantemáticas se destacam a Rubéola e o Sarampo que são de notificação compulsória e possuem grande importância epidemiológica tendo em vista sua gravidade e risco de disseminação. Para se estabelecer medidas eficazes de controle dessas doenças é imprescindível a integração entre os serviços de vigilância epidemiológica e atenção básica através das Equipes de Saúde da Família (ESF). Esse estudo tem por objetivos analisar a articulação entre a vigilância epidemiológica e a atenção básica no município de Vitória da Conquista no controle dos casos suspeitos de doença exantemática durante o ano de 2009 e avaliar os principais indicadores da vigilância epidemiológica para o controle de tais doenças no referido município. Trata-se de uma pesquisa avaliativa utilizando métodos quantitativos de caráter descritivo. Para análise dos dados foi utilizado o programa epi-info 3.4.3. Durante o ano de 2009 no município de Vitória da Conquista foram notificados ao serviço de vigilância epidemiológica 50 casos suspeitos de doença exantemática. Todos os casos notificados eram encaminhados as ESF para realizarem a investigação epidemiológica e o bloqueio vacinal dos contatos com o caso suspeito. A análise dos dados revelou que a investigação epidemiológica e o bloqueio vacinal em tempo oportuno foram realizados respectivamente em 84% e 80% dos casos. E que, 66% das notificações eram realizadas pelas próprias ESF e 34% por outras unidades notificadoras. Dessas 29,4% dos casos foram desencadeadas medidas de controle pela própria vigilância epidemiológica. Esses dados revelam que existe uma boa integração entre os serviços de vigilância epidemiológica e atenção básica, no entanto existe a necessidade de intensificar essa articulação, tendo em vista que não foi alcançada a meta pactuada pelo município de realizar 100% do bloqueio vacinal em tempo oportuno e, que 29,4% das medidas de controle continuam sendo realizadas em nível central, evidenciando os limites na integração entre os dois serviços e a necessidade de ampliar a descentralização das medidas de controle para as ESF de forma integrada e colaborativa com o serviço de vigilância epidemiológica.


Palavras-chave:  Atenção Primária a Saúde, Rubéola e Sarampo, Vigilância Epidemiológica