9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:323-1


Poster (Painel)
323-1Percepções de cuidadores e de profissionais da estratégia saúde da família sobre a atenção domiciliar, às pessoas com acidente vascular cerebral, na cidade de Caçador-SC
Autores:Siham Abdel Karim Amer (UNIARP - UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE) ; Maria Conceição de Oliveira (UNIPLAC - UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE)

Resumo

O Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS)preconiza que a atenção domiciliar esteja inserida na atenção básica. Entende-se que deva haver um aprimoramento de instrumentos que contribuam para a análise e discussão de micropolíticas do SUS, em seus contextos específicos. No contexto mundial e brasileira da tendência ao envelhecimento populacional, ressalta-se o aumento da morbimortalidade por doenças crônicas não transmissíveis e dos agravos devidos ao Acidente Vascular Cerebral. Esses necessitam de áreas fundamentais do cuidado no sistema de saúde contemplando a atenção domiciliar no nível básico. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as percepções de cuidadores e de profissionais da Saúde da Família (SF), em relação aos cuidados prestados na atenção domiciliar pelas equipes às pessoas com AVC. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, com questionários aplicados aos profissionais que compõem as (05) equipes da ESF e aos (26) cuidadores, sejam familiares ou não, os quais prestam atenção domiciliar, às pessoas com AVC, na zona urbana de Caçador, SC, em 2008. Foram aplicados questionários semi-estruturados e submetidos à análise estatística utilizando Epi-Info e análise de conteúdo, proposta por Bardin e Triviños. Da análise dos questionários emergiram três quesitos: acompanhamento, adesão e resolutividade. Os resultados revelaram que no quesito “acompanhamento”, as necessidades das pessoas com AVC, foram consideradas supridas, principalmente pela freqüência do atendimento das equipes. No quesito “adesão”, que há uma adesão média por parte dos familiares, cuidadores e pacientes em relação ao tratamento proposto pela equipe da ESF. No quesito “resolutividade”, a maioria dos profissionais e dos cuidadores, tem uma avaliação positiva sobre o tratamento prestado, pois a atenção domiciliar tem contribuído para minimizar os efeitos instalados, desta patologia, e a melhora na qualidade de vida. Revelou-se ainda, que a percepção do cuidado é um fenômeno subjetivo, que não há uma grande diversidade de percepções entre cuidadores e profissionais da equipe da ESF e sim uma aproximação entre suas percepções. Outro aspecto, refere-se à interação entre cuidadores e profissionais, pois as informações são repassadas privilegiando os aspectos de promoção, prevenção e recuperação, aprofundando-se a percepção do cuidado, no sentido amplo, o qual é preconizado a partir da reestruturação do Sistema Único de Saúde na atenção domiciliar inserida na atenção básica.


Palavras-chave:  atenção domiciliar, acidente vascular cerebral, estratégia de saúde da familia