9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:319-3


Poster (Painel)
319-3Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: Uma Nova Alternativa para Discutir Sexualidade
Autores:Maiana Pinheiro dos Santos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Naiana Oliveira dos Santos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Vilma Constancia Fioravante dos Santos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Camila Lara Ibarra (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Betina L. da Rocha Moreira (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa)

Resumo

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) surgiu em 1995 através da parceria entre o Ministério da Educação e da Saúde, sendo reformulado em 2005. O SPE abrange o Brasil, nas esferas federal, estadual e municipal, por meio dos seus respectivos grupos gestores, propondo a promoção da saúde sexual e reprodutiva, visando à redução das doenças sexualmente transmissíveis, da infecção pelo HIV e a gravidez não planejada e indesejada, através da articulação escola/unidade básica de saúde. Em Uruguaiana, o SPE constituiu o Grupo Gestor Municipal (GGM) em 2006, e iniciou as suas atividades com professores e alunos da rede pública em 2007. Este estudo objetiva identificar dúvidas e curiosidades de alunos da rede pública de ensino sobre sexualidade, para desenvolver educação continuada para professores e adolescentes multiplicadores que participam do SPE nas suas escolas. Foram coletadas dúvidas e/ou curiosidades, referente ao tema sexualidade, de alunos da 5ª à 8ª série de três escolas que participam do SPE no município. A coleta dos dados serviu para subsidiar a organização de uma educação continuada para os professores e alunos multiplicadores das três escolas. No decorrer desta atividade quatorze acadêmicos do Curso de Enfermagem, uma docente, duas bolsistas da Universidade Federal do Pampa e o GGM do SPE estiveram realizando a coleta dos dados, bem como ministrando atividades de educação continuada. Foram coletadas, aproximadamente, 200 dúvidas e/ou curiosidades dos alunos das três escolas. O número total alunos multiplicadores participantes foi de 59, com faixa etária entre 11 a 18 anos, sendo 39 meninas e 20 meninos. As principais dúvidas e curiosidades apresentadas referiram-se aos temas: anatomia e fisiologia, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, métodos contraceptivos, gravidez, masturbação, aborto e homossexualidade. A partir da educação continuada foi possível perceber o quanto é importante trabalhar o tema sexualidade, pois faz parte do cotidiano dos alunos em idade escolar. Foi possível observar que há muitas dúvidas e curiosidades, também, por parte dos professores, fazendo com que essa atividade contribua para esclarecimentos e discussões acerca do tema sexualidade, propiciando uma maior aproximação dos alunos com seus professores. Cabe ressaltar, que a partir da troca de experiências, o aluno multiplica estes conhecimentos na família, com os colegas na sala de aula, no grupo de amigos, sendo um agente de transformação e promoção da saúde.


Palavras-chave:  Sexualidade, Prevenção, Educação Continuada