9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:315-1


Poster (Painel)
315-1ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO COEFICIENTE DE MORTALIDADE INFANTIL EM SANTA MARIA, RS, DE 1994 A 2007: FATORES DE RISCO INDIVIDUAIS E CONTEXTUAIS
Autores:Greice Machado Pieszak (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Silvana Gonçalves de Almeida (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Elisandra dos Santos (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Elisângela Pinheiro (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Francisca Mendonça Souza (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Meire Mezzomo (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Anaelena Bragança de Moraes (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Roselaine Ruviaro Zanini (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIAUFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)

Resumo

O Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) é considerado um dos mais eficientes sensores do desenvolvimento social e econômico de uma população, pois expressa o risco de um nascido vivo morrer antes de completar um ano de vida. Este estudo tem o objetivo de analisar a evolução do CMI e suas componentes neonatal e pós-neonatal, em Santa Maria, RS, de 1994 a 2007, e desenvolver um modelo de Regressão Multinível, incluindo as características individuais juntamente com as contextuais do local de residência das crianças. Foi considerada uma coorte retrospectiva composta pelas crianças que foram a óbito antes de completar um ano de idade. Para investigar as principais causas de óbitos foram considerados os grupos de causas de óbitos evitáveis, não-evitáveis, mal definidas e não classificadas, segundo a Nona e a Décima Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-9 e CID-10) respectivamente. A análise da evolução foi realizada por meio do ajuste de um modelo de Regressão Linear Multinível. Resultados preliminares mostram que, no município de Santa Maria, de 1994 a 2007, ocorreram 54.181 nascimentos e 22.783 óbitos. Desses, 791 (3,47%) foram de crianças menores de um ano. O maior coeficiente de mortalidade infantil foi 21,25‰ em 1996 e o menor foi 11,40‰ em 2007, sendo o coeficiente médio (CMI) igual a 14,48 por mil nascidos vivos. Observou-se que a redução observada nesse coeficiente não foi significativa (p=0,56). O coeficiente médio de mortalidade neonatal foi 8,40‰ e o pós-neonatal foi 6,22‰, tendo esse último um decréscimo significativo (p<0,01). Observou-se também que o percentual médio de óbitos é maior para os nascidos do sexo masculino (55,76%). Entre os óbitos infantis, verificou-se que, em média, 51,06% correspondiam a crianças nascidas com baixo peso (<2.500g) e 33,58% eram filhos de mães adolescentes. As principais causas de óbitos infantis foram as afecções perinatais (52,97%), seguida do grupo das malformações congênitas, anomalias e deformidades (15,30%). As análises preliminares da evolução da mortalidade infantil em Santa Maria mostram que existe grande variação anual nesse coeficiente e nas suas componentes, tornando-se importante uma análise que considere tanto variáveis do nível das crianças quanto do contexto onde essas residem. O estudo sob o enfoque multinível poderá evidenciar importantes fatores associados com a mortalidade infantil, permitindo ações eficientes e direcionadas aos grupos vulneráveis identificados.


Palavras-chave:  MORTALIDADE INFANTIL, FATORES DE RISCO, REGRESSÃO MULTINÍVEL