9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:314-2



314-2ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SUS NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA-BA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:Ana Carine Ferreira de Araújo (EEUFBA - Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia) ; Lidiane Abreu de Lacerda (EEUFBA - Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Um grande entrave para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) está na formação dos recursos humanos. O cotidiano de trabalho do serviço pode ser um espaço de aprendizagem privilegiado para os estudantes da área da saúde. Neste cenário, pode-se levantar questões, debater a dinâmica do sistema e perceber diferentes visões sobre um determinado contexto. Os estágios de vivência no SUS (EVSUS) são uma oportunidade para os estudantes viverem o serviço em sua forma mais orgânica, compartilharem suas experiências e acompanharem o processo de trabalho do profissional de saúde no SUS. Além de promover a interação entre a academia e os serviços de saúde e possibilitar a formação de profissionais de saúde comprometidos com o SUS. O EVSUS na Bahia aconteceu em duas etapas em 2009: na primeira como projeto piloto, em julho, contando com 100 estudantes distribuídos em 5 municípios, e na segunda, em dezembro, com 450 estudantes em 24 municípios. Este relato tem por objetivo descrever a experiência em participar do Estágio de Vivência no SUS em Feira de Santana, BA, ocorrido entre os dias 12 e 19 de dezembro de 2009, promovido pela Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), órgão vinculado a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em parceria com as Diretorias de Saúde (DIRES) dos municípios participantes. A rede de serviços de saúde de Feira de Santana conta com 177 Unidades de Saúde das quais 124 são municipais, 03 estaduais, 02 filantrópicas e 48 privadas. Durante os 8 dias de vivência, os acadêmicos de diversos cursos da Bahia conheceram diferentes serviços de saúde, como unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, centro de referência para doenças sexualmente transmissíveis, centro de atenção psicossocial (CAPS) e hospitais. Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de participar de rodas de conversa com a gestão municipal de saúde, e após a realização das visitas, relatavam suas percepções sobre o serviço com o intuito de socializar as experiências vividas e estabelecer um espaço de troca e reflexão com os demais. O debate e a problematização dos relatos proporcionaram um espaço democrático de aprendizagem, aproximando o estagiário do cotidiano do trabalho em saúde. O EVSUS em Feira de Santana alcançou os objetivos do projeto, pois resultou no despertar dos estudantes para o SUS, na vivência do cotidiano do serviço, nas discussões em torno nos entraves e avanços do sistema e na construção de novas práticas pedagógicas.


Palavras-chave:  Cotidiano do SUS, Estágio de vivência, Ensino e serviço