9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:313-1



313-1Relato de Experiência de um Projeto de Promoção em Saúde Mental e Prevenção ao uso de Crack numa Escola Municipal em Uruguaiana/Rs
Autores:Elisandra Plate da Fontoura (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Beatriz Franchini (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa)

Resumo

Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido por acadêmicos da Universidade Federal do Pampa junto a uma Escola da rede municipal de Uruguaiana/RS numa comunidade com altos índices de uso de crack. O objetivo principal foi de desenvolver atividades de Promoção em Saúde Mental e prevenção do uso de drogas junto a alunos da Escola Municipal. Para tanto eram realizadas atividades grupais com os alunos de forma a tentar ressignificar suas experiências pessoais e estimular sua inclusão social. A seleção dos alunos participantes era realizada a partir de indicação da escola dos que apresentavam dificuldades de adequação e comportamento, problemas de aprendizagem, agressividade e risco de evasão escolar. Estas oficinas eram realizadas semanalmente, nas instalações da Escola, com um grupo de, em média 6 a 8 alunos. Nestas oficinas eram trazidas dinâmicas de grupo do tipo integradoras, motivacionais e expressivas. Nestas oficinas foram discutidos temas como: a profissão desejada para o futuro, o bairro onde moravam, histórias de vida, construção de histórias, jogos lúdicos, oficina de fotografia livre, montagem de vídeos e visita ao Campus da Unipampa. O projeto de extensão possibilitou a realização de um espaço de escuta o qual proporcionou outro tipo ambiente no contato com pessoas diferentes de seu convívio social para as crianças envolvidas. Percebeu-se que o relacionamento dos alunos com os professores da Escola não era harmonioso, ocorrendo atritos e reforços negativos. Vários alunos eram estigmatizados no ambiente escolar e em sua familia. Percebeu-se que naquele ambiente de hostilidade interpessoal, de violência, de pobreza extrema as possibilidades de desenvolvimento de transtornos mentais, evasão escolar, dependência química e o tráfico de drogas acabavam se tornando um caminho natural dos jovens. O trabalho desenvolvido no projeto tentou desenvolver potencialidades, reforços positivos, apresentação de oportunidades e possibilidades de diferentes caminhos de vida. Concluiu-se que as oficinas e as dinâmicas utilizadas proporcionaram a oportunidade de ressignificação de alguns conceitos e estigmas trazidos pelos alunos sobre seu futuro e suas possibilidades de vida a partir do estabelecimento de relações lineares de respeito mútuo e de valorização pessoal.


Palavras-chave:  Promoção em Saúde, Saúde Mental, Prevenção