<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:310-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">310-3</td><td><b>ENSINO DE NUTRIO E SADE NO BRASIL: UM PANORAMA DA LTIMA DCADA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Cristina Maria Rabelais Duarte </u> (FMP-FASE - Faculdade Medicina Petrpolis-Faculdade Arthur S Earp Neto) ; Hudson Leandro Lara (FMP-FASE - Faculdade Medicina Petrpolis-Faculdade Arthur S Earp Neto) ; Mayara de Simas Mesquita (FMP-FASE - Faculdade Medicina Petrpolis-Faculdade Arthur S Earp Neto) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>INTRODUO</b> consenso que o acesso educao condio fundamental para o desenvolvimento de um pas. Ademais, avaliar a evoluo do ensino superior na rea de sade fornece subsdios para a defino de polticas pblicas na que objetivem a melhoria das condies de vida da populao. O presente trabalho faz parte de um projeto de pesquisa iniciado em 2009, que visa determinar a tendncia e perfil dos cursos superiores na rea de sade no Brasil, segundo rea geogrfica, considerando aspectos relacionados s instituies, corpo docente e discente. Pretende contribuir para a definio de polticas de recursos humanos nesta rea e para a definio de polticas educacionais que visem ampliao do acesso da populao ao ensino superior. <b>OBJETIVOS</b> Traar um panorama da evoluo do ensino de Nutrio no Brasil, entre 1991 e 2004 e definir o perfil deste curso em 2004. <b>MTODOS</b> Foram utilizados como fontes de dados os Censos da Educao Superior e estatsticas especiais produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira - INEP/MEC. O ritmo de crescimento do ensino entre 1991 e 2004 foi calculado atravs de regresso linear simples, antes e aps a promulgao, em 1996, da Nova Lei de Diretrizes Bsicas da Educao (NLDB). O perfil em 2004 foi definido segundo distribuio geogrfica dos cursos, composio por idade e sexo dos egressos e titulao do corpo docente. <b>RESULTADOS</b> Desde a sua criao, em 1939, at 1996, existiam 45 cursos de Nutrio no Brasil. Nos anos subsequentes vigncia da NLDB foram criados 224 novos cursos, atingindo 269, em 2006. O mesmo comportamento foi observado na rea de sade: o ritmo de crescimento foi respectivamente de 42 e 280 novos cursos ao ano entre 1991 e 1996 e entre 1997 e 2004. Mais da metade dos cursos da sade (51%) e de Nutrio (61%) est concentrada na Regio Sudeste. Cerca de 96,5% dos egressos de Nutrio so do sexo feminino e 79,4% esto na faixa etria de 20 e 40 anos. Este curso conta com um nmero de docentes titulados relativamente grande quando comparado com a rea de sade como um todo. <b>CONCLUSO</b> A NLDB foi grande impulsionadora da criao de novos cursos de Nutrio. Apesar do crescimento ter sido observado em todas as regies, os cursos continuam concentrados no Sudeste. O corpo docente dos cursos de Nutrio apresenta titulao expressiva e seus egressos so principalmente do sexo feminino, entre 20 e 40 anos.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ensino de Nutrio, Ensino de Sade, Polticas de Educao</td></tr></table></tr></td></table></body></html>