<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:310-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">310-2</td><td><b>ENSINO DE MEDICINA E SADE NO BRASIL: UM PANORAMA NA LTIMA DCADA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Cristina Maria Rabelais Duarte </u> (FMP-FASE - Faculdade Medicina Petrpolis-Faculdade Arthur S Earp Neto) ; Hudson Leandro Lara (FMP-FASE - Faculdade Medicina Petrpolis-Faculdade Arthur S Earp Neto) ; Mayara Mesquita de Simas (FMP-FASE - Faculdade Medicina Petrpolis-Faculdade Arthur S Earp Neto) ; Farlley Gomes Silveira da Silva (FMP-FASE - Faculdade Medicina Petrpolis-Faculdade Arthur S Earp Neto) ; Fabiana Tomazeli Pozzobom (FMP-FASE - Faculdade Medicina Petrpolis-Faculdade Arthur S Earp Neto) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>INTRODUO</b> consenso que o acesso Educao condio para o desenvolvimento social de um pas. ademais, avaliar o ensino superior na rea de sade fornece subsdios para polticas pblicas que objetivem a melhoria das condies de vida da populao. O presente trabalho faz parte de um projeto de pesquisa iniciado em 2009, que visa determinar a tendncia e perfil dos cursos superiores na rea de sade no Brasil, segundo rea geogrfica, considerando aspectos relacionados s instituies, corpo docente e discente. Pretende contribuir para a definio de polticas de recursos humanos nesta rea e para a definio de polticas educacionais que visem ampliao do acesso da populao ao ensino superior. <b>OBJETIVOS</b> Traar um panorama da evoluo do ensino superior em Medicina, entre 1991 e 2004 e definir seu perfil no ano de 2004. <b>MTODOS</b> Foram utilizados como fontes de dados os censos da Educao Superior e estatsticas especiais produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira - INEP/MEC. O ritmo de crescimento do ensino entre 1991 e 2004 foi calculado atravs de regresso linear simples, antes e aps a promulgao, em 1996, das Novas Diretrizes Bsicas da Educao (NLDB). O perfil foi definido segundo distribuio geogrfica dos cursos, composio por idade e sexo dos egressos e titulao do corpo docente. <b>RESULTADOS</b> At 1960 existiam 26 cursos de Medicina no Brasil. Em 1995, ano anterior NLDB, existiam 85 cursos e, em 2004, 140, representando um crescimento de 65%. Comportamento similar ocorreu na rea de sade: Entre 1991 e 1996 e entre 1997 e 2004, os ritmos de crescimento foram respectivamente de 42 e de 280 novos cursos ao ano. Aproximadamente metade dos cursos de sade (51%) e de Medicina (48%) est concentrada na Regio Sudeste. A maioria dos ingressantes de mulheres e tem at 24 anos. O curso de Medicina conta com 36% de doutores e 27% de mestres, em comparao com 27% de doutores e 35% de mestres para a rea de sade. <b>CONCLUSO</b> A NLDB foi grande impulsionadora da criao de novos cursos. Apesar do crescimento em todas as regies, os cursos continuam concentrados no Sudeste. Os docentes de medicina aprentam titulao expressiva em relao aos cursos de sade e seus integressantes so principalmente mulheres, entre 20 e 24 anos.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ensino de Medicina, Ensino de Sade, Polticas de recursos humanos</td></tr></table></tr></td></table></body></html>