9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:310-1



310-1USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO DIAGNÓSTICO DE SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA COM GRADUANDOS DE MEDICINA
Autores:Cristina Maria Rabelais Duarte (FMP-FASE - Faculdade Medicina Petrópolis - Faculdade Arthur SáEarp Neto) ; Miguel Abud Marcelino (FMP-FASE - Faculdade Medicina Petrópolis - Faculdade Arthur SáEarp Neto) ; Farlley Gomes Silvestre da Silva (FMP-FASE - Faculdade Medicina Petrópolis - Faculdade Arthur SáEarp Neto)

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA É consenso a necessidade de revisão dos tradicionais métodos de ensino-aprendizagem e a importância das atividades práticas na formação. Os métodos tradicionais são pouco motivadores, não proporcionam uma fixação adequada de conteúdos e, em geral, são desconectados da realidade, contribuindo pouco para a formação de um profissional tecnicamente competente e socialmente crítico. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA As Tecnologias da Informação vem se revelando grandes aliadas na construção do conhecimento e, no campo da saúde, da elaboração de diagnósticos utilizando os Sistemas de Informação em Saúde e os grandes bancos de dados disponíveis pela internet. A presente experiência, baseada no uso de tecnologias de informação e internet, foi implantada como atividade prática de Saúde Coletiva, para alunos do 2º ano, entre fevereiro e novembro de 2008. A partir da manipulação de banco de dados secundários disponíveis no sítio do DATASUS, a atividade teve como objetivos: propiciar o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o perfil de saúde da população e do funcionamento do Sistema Único de Saúde, através da construção de diagnósticos de saúde; desenvolver habilidades no uso de ferramentas de tabulação, sistematização e tratamento de dados (Tabnet, Tabwin e Excel) e incentivar a iniciação científica. As práticas, ministradas para grupos de 20 estudantes em computadores individuais, foram divididas em duas etapas: 1- Os estudantes foram apresentados aos ambientes e orientados nas tarefas através da utilização de smart board. 2- Foram orientados a desenvolver e apresentar, na forma de pôsteres, diagnósticos baseados nos temas: mortalidade infantil, mortalidade materna, violência e HIV-aids. Nesta fase, alguns estudantes voluntários foram incluídos num programa de tutoria: após treinamento em horário extraclasse, orientaram o restante da turma. Durante o último mês do ano, foi organizada uma Mostra de Trabalhos Científicos aberta à comunidade acadêmica e externa. EFEITOS ALCANÇADOS Em avaliação realizada com os alunos, considerou-se que a atividade alcançou o objetivo proposto, motivando e desenvolvendo habilidades através dos conteúdos. RECOMENDAÇÕES O longo intervalo entre as aulas e uma atuação diferenciada dos tutores foram apontados como fragilidades, recomendando alterações no calendário das aulas e no programa de tutoria.


Palavras-chave:  Tecnologias da Informação e ensino, Sistemas de Informação em saúde, Ensino de Medicina