<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:308-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">308-1</td><td><b>A formao do Mdico de Famlia e Comunidade (MFC): a experincia de professores no desenvolvimento da Educao Permanente</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Marina Patrcio Arruda (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) ; <u>Paola Branco Schweitzer Arantes </u> (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) ; Jlio Csar de Castro Ozrio (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) ; Naiani Sgarbi Silveira (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) ; ureo Renato Matias de Souza (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A formao do Mdico de Famlia e Comunidade (MFC) caracterizada pela ateno integral sade de pessoas de todas as idades e gneros, de maneira continuada e interdisciplinar. Neste processo est o desafio da reforma do pensamento de modo a superar especializaes lineares e reducionistas que no condizem com a complexidade do campo da sade. A transformao das prticas profissionais articula-se capacidade docente dos professores da Residncia em Medicina de Famlia e Comunidade (RMFC) da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC em adotar a Estratgia da Educao Permanente (EP) para a formao do Mdico de Famlia. Metodologia: esta experincia se desenvolveu por meio de encontros quinzenais de Educao Permanente, ao longo dos anos de 2008 e 2009, e as reflexes para a transformao da prtica destes professores-mdicos obedeceram a lgica das problematizaes registradas a cada encontro. Concluses: No desenvolvimento deste processo emergiram como pontos principais de reflexo a necessidade de se investir na formao humana do residente, de retomada da prpria capacitao docente e de assumirem o desafio de um processo de educao mtua, no qual se possa aprender uns com os outros.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;formao, mdico de famlia e comunidade, educao permanente</td></tr></table></tr></td></table></body></html>