9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:305-1


Poster (Painel)
305-1A Importância do registro dos dados cadastrais do prontúario do paciente em relação as ações em saúde.
Autores:Ângela dos Santos Trindade (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Vani Terezinha Lemos Rodrigues (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Gessi Pereira (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Sílvia Lenira Corrêa de Araujo (HMIPV - Hospital Materno Infantil Presidente Vargas)

Resumo

O Grupo Hospitalar Conceição é um complexo vinculado ao Ministério da Saúde, é composto pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Hospital Cristo Redentor e o Hospital Fêmina. Além disto, vinculado ao HNSC, existe uma unidade pediátrica denominado Hospital da Criança Conceição e 12 (doze) unidades básicas de saúde do Serviço de Saúde Comunitária. Já o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, é um hospital municipal e pertence a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Inaugurado em 24 de janeiro de 1953, sempre lutou para a manutenção da assistência materno infantil. Atualmente, percebe-se, que na rotina de atendimento nos hospitais, principalmente nos serviços de urgência/emergência e ambulatórios que o primeiro contato profissional e/ou eventual atendimento é realizado pela recepção destes serviços, sendo o profissional administrativo o responsável pela inserção dos dados cadastrais do paciente para posterior atendimento do mesmo pela equipe de saúde (médicos, enfermeiros, odontólogos e outros). Este cadastro é um banco de dado pessoais do paciente, onde consta seu endereço completo, nome dos seus pais, origem, dados de registros gerais. Considerando a necessidade de melhorar e qualificar a informação e o atendimento prestado ao paciente, o presente estudo se justifica pela importância de entender como acontece a comunicação entre profissionais administrativos no ambiente de trabalho, sistema de informação e usuários (paciente), para que identificadas as dificuldades encontradas no processo cadastral, e também, na medida do possível, transformar as informações do cadastro num referencial de qualidade e confiabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, onde será aplicado um questionário composto por 9 perguntas pré-estabelecidas. A amostra será constituída por 68 participantes e foram considerados os seguintes critérios de inclusão: funcionários ativos com mais de 1 ano de experiência; estagiários com mais de 6 meses de estágio na instituição e trabalhar no atendimento ao paciente (recepção, secretaria). Os dados coletados para este estudo serão analisados através do Método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (1977), conforme preconizado por Minayo (1996), que possui o objetivo de analisar uma reflexão geral sobre as condições de produção e a apreensão da significação de textos produzidos nos mais diferentes campos. Esta pesquisa seguiu as determinações da Res. 196/96 do CNS/MS.


Palavras-chave:  prontuário do paciente, registros cadastrais, ações em saúde