9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:298-2



298-2OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO DO CUIDADO À IDOSOS: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GERONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Autores:Geraldo Eduardo Guedes de Brito (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Jeanina Cabral Dionízio (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo

INTRODUÇÃO: A OPAS aponta para os países em rápido processo de transição demográfica a necessidade da existência de uma disciplina nos cursos de graduação específica em Gerontologia, visando possibilitar aos jovens estudantes a compreensão do processo de envelhecimento e aprimoramento da assistência aos idosos. Neste contexto, pretendem-se aqui apresentar e discutir as principais dificuldades na produção do cuidado enfrentadas pelos estudantes da disciplina Estágio Supervisionado em Gerontologia, do Departamento de Fisioterapia da UFPB. METODOLOGIA: As atividades fonte para a elaboração do estudo foram desenvolvidas em uma instituição de longa permanência para idosas na cidade de João Pessoa – PB, onde os discentes do 8º período do curso de Fisioterapia desenvolveram o estágio em gerontologia durante o 1º semestre de 2009. As dificuldades enfrentadas pelos estagiários foram rastreadas e documentadas através de discussões em pequenos grupos e analisadas sob a ótica da análise de conteúdo. RESULTADOS: Os principais desafios observados durante as atividades do Estágio foram: enfrentar e discutir as representações sociais do processo de envelhecimento acompanhado de institucionalização (tanto pessoais quanto para os idosos); a avaliação, elaboração do diagnóstico físico-funcional e a abordagem terapêutica de idosos com múltiplos acometimentos e disfunções físico-funcionais crônicas e o estabelecimento da relação terapeuta-paciente com idosos com quadros demenciais. Outras questões relevantes foram o abandono, Políticas Públicas e trabalho em equipe e interdisciplinaridade. CONCLUSÃO: Observou-se ao término das atividades maior entendimento e capacidade crítica dos discentes sobre o processo de envelhecimento e de institucionalização e necessidade da abordagem prática à luz do conceito ampliado de saúde. Os apontamentos deste estudo reforçam a incapacidade do modelo biomédico em atender as necessidades múltiplas dos idosos. Conforme proposto por MOTTA & AGUIAR (2007) “a formação de recursos humanos deve pautar-se na compreensão do modelo biopsicossocial aplicado ao envelhecimento e na necessidade do trabalho interdisciplinar e multiprofissional”. MOTTA, Luciana Branco da; AGUIAR, Adriana Cavalcanti de. Novas competências profissionais em saúde e o envelhecimento populacional brasileiro: integralidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade. Ciênc. saúde coletiva , Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2007 .


Palavras-chave:  Gerontologia, Estágio, Fisioterapia