9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:298-1


Poster (Painel)
298-1A UTILIZAÇÃO DO ITINERÁRIO TERAPÊUTICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE DA UFPB/SMSJP
Autores:Geraldo Eduardo Guedes de Brito (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Franklin Delano Soares Forte (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Daniele Ferreira Rodrigues (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Annie Caroline Braz Vieira de Melo (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Vívian Karla Bezerra Alves da Silva (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Yanik Carla Araújo de Oliveira (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

Caracterização do problema: A busca pelo cuidado e atenção em saúde a partir do adoecimento pode ser discutida pelo itinerário terapêutico, que é “o caminho” percorrido por usuários e famílias na busca por resolver suas necessidades de saúde. Assim, o estudo do itinerário terapêutico permite visualizar a rede de serviços de saúde e compreender como estes serviços disponibilizam a produção de cuidados e acolhem os usuários e suas famílias. Esse estudo tem o objetivo de relatar a experiência da Residência multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UFPB na utilização do caso-guia como ferramenta pedagógica para proporcionar aos residentes a aproximação com rede de cuidados em saúde no município de João Pessoa-PB e com o território sob sua responsabilidade. Descrição da experiência: Os casos-guia foram selecionados entre os usuários adscritos pelas Equipes de Saúde da Família e distribuídos entre os residentes que se vincularam durante um mês nas respectivas Unidades de Saúde. Foram realizadas reuniões com as Equipes de Saúde, consultas ao prontuário da família, visitas domiciliares aos usuários e aos serviços de saúde por ele utilizados, possibilitando a construção da representação gráfica do itinerário terapêutico percorrido na busca de cuidados. Efeitos alcançados: A construção do itinerário terapêutico nos permitiu analisar a própria experiência dos usuários no SUS, principalmente no que se refere às dificuldades e limitações de acesso. Foram identificados os serviços ofertados e como se dá a organização do fluxo destes usuários pela rede de saúde. Percebeu-se também de que forma os serviços se articulam, facilitando a visualização da existência de fragilidades e descontinuidades na rede, comprometendo, assim, a efetivação de uma atenção integral, universal e equânime. Outro aspecto observado refere-se à forma como o cuidado é trabalhado nos serviços de saúde, seja na atenção básica ou em outros níveis de complexidade, sendo influenciado, sobretudo, pelo modo como se dão as práticas profissionais, como estes profissionais dialogam entre si e pela forma de organização do serviço. Recomendações: A utilização do itinerário terapêutico como ferramenta pedagógica deve ser incentivada nos diversos espaços de formação, uma vez que se mostra como uma estratégia potente para facilitar a compreensão da vivência pessoal e subjetiva do adoecimento dos usuários e sua busca por cuidados, além de permitir um olhar ampliado sobre a rede de serviços de saúde.


Palavras-chave:  Formação, Caso-guia, Experiência