<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:297-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">297-3</td><td><b>A ATUAO E APRENDIZAGEM DO ACADMICO BOLSISTA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDITRICA: UM RELATO DE EXPERINCIA </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Michele Raddatz </u> (GHC - Grupo Hospitalar ConceioUFSM - Universidade Federal de Santa MariaHUSM - Hospital Universitrio de Santa Maria) ; Elisabeta Albertina Nietsche (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Solange Capaverde (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>No processo de preparar-se para realizar as vrias aes que integram a atuao do enfermeiro,com competncia tcnica, dialgica e poltica,a bolsa de trabalho acadmica no Hospital Universitrio de Santa Maria-HUSM, uma oportunidade importante principalmente para o aprendizado.Ao exercer esta bolsa de trabalho,divesas so as oportunidades de aprendizado,tanto em relao a parte administrativa quanto assintencial e relacional, tanto com a equipe quanto com pacientes e familiares,implicando em aspectos positivos e negativos no cotidiano pessoal e pr-profissional. O Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, busca formar enfermeiros generalistas, capazes de atuar nas diferentes reas do cuidado,bem como no desenvolvimento de pesquisas atravs de uma perspectiva humanstica,crtica e reflexiva,pautada em princpios tico poltico e filosficos,capazes de conhecer e intervir sobre os problemas e situaes de sade-doena do ser humano como indivduos,famlia e coletividade ou comunidade, identificando as dimenses bio-psico-sociais dos determinantes durante o ciclo evolutivo, como consta no Projeto Poltico Pedaggico para o Curso deEnfermagem da UFSM(2004).A bolsa de assistncia doHUSM um importante olhar para as mltiplas funes do enfermeiro, tanto a nvel assistencial e administrativo como tambm educativo, na promoo da sade.O objetivo deste estudo portanto, relatar e evidenciar a importncia da realizao de bolsa acadmica ou estgios de mdia e longa durao, especificamente em Unidade de Terapia Intensiva-UTI Peditrica pela especificidade e alta complexidade que compreende esta rea.A equipe que atuou durante o exerccio da bolsa na unidade era multiprofissioal constitudo de profissionais formados e em formao.Foram desenvolvidas diversas atividades de cunho tcnico e privativas do enfermeiro.No cotidiano procurou-se considerar a individualidade de cada criana, suas necessidades,hbitos,efeitos causados pela doena e pela hospitalizao, trazendo o familiar neste ensejo para que este pudesse usufruir e facilitar este cuidado.O significado da bolsa neste sentido esta na oportunidade de adquirir novos conhecimentos, bem como a possibilidade de vivenciar a realidade hospitalar de alta complexidade,atuao em equipes multiprofissionais e o estabelecimento de vnculo com estas o que facilitou o aprendizado, favorecendo o aperfeioamento tcnico, cientfico, relacional, humanstico e amadurecimento profissional.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;UTI Peditrica, formao, enfermagem</td></tr></table></tr></td></table></body></html>