9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:297-3


Poster (Painel)
297-3A ATUAÇÃO E APRENDIZAGEM DO ACADÊMICO BOLSISTA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:Michele Raddatz (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoUFSM - Universidade Federal de Santa MariaHUSM - Hospital Universitário de Santa Maria) ; Elisabeta Albertina Nietsche (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Solange Capaverde (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

No processo de preparar-se para realizar as várias ações que integram a atuação do enfermeiro,com competência técnica, dialógica e política,a bolsa de trabalho acadêmica no Hospital Universitário de Santa Maria-HUSM, é uma oportunidade importante principalmente para o aprendizado.Ao exercer esta bolsa de trabalho,divesas são as oportunidades de aprendizado,tanto em relação a parte administrativa quanto assintencial e relacional, tanto com a equipe quanto com pacientes e familiares,implicando em aspectos positivos e negativos no cotidiano pessoal e pré-profissional. O Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, busca formar enfermeiros generalistas, capazes de atuar nas diferentes áreas do cuidado,bem como no desenvolvimento de pesquisas através de uma perspectiva humanística,crítica e reflexiva,pautada em princípios ético político e filosóficos,capazes de conhecer e intervir sobre os problemas e situações de saúde-doença do ser humano como indivíduos,família e coletividade ou comunidade, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos determinantes durante o ciclo evolutivo, como consta no Projeto Político Pedagógico para o Curso deEnfermagem da UFSM(2004).A bolsa de assistência doHUSM é um importante olhar para as múltiplas funções do enfermeiro, tanto a nível assistencial e administrativo como também educativo, na promoção da saúde.O objetivo deste estudo é portanto, relatar e evidenciar a importância da realização de bolsa acadêmica ou estágios de média e longa duração, especificamente em Unidade de Terapia Intensiva-UTI Pediátrica pela especificidade e alta complexidade que compreende esta área.A equipe que atuou durante o exercício da bolsa na unidade era multiprofissioal constituído de profissionais formados e em formação.Foram desenvolvidas diversas atividades de cunho técnico e privativas do enfermeiro.No cotidiano procurou-se considerar a individualidade de cada criança, suas necessidades,hábitos,efeitos causados pela doença e pela hospitalização, trazendo o familiar neste ensejo para que este pudesse usufruir e facilitar este cuidado.O significado da bolsa neste sentido esta na oportunidade de adquirir novos conhecimentos, bem como a possibilidade de vivenciar a realidade hospitalar de alta complexidade,atuação em equipes multiprofissionais e o estabelecimento de vínculo com estas o que facilitou o aprendizado, favorecendo o aperfeiçoamento técnico, científico, relacional, humanístico e amadurecimento profissional.


Palavras-chave:  UTI Pediátrica, formação, enfermagem