9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:296-1



296-1O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA DA UFAL ENQUANTO UMA METODOLOGIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇOS DE SAÚDE.
Autores:Suely do Nascimento Silva (NUSP/UFAL - NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Theresa Cristina Albuquerque Siqueira (NUSP/UFAL - NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASNUSP/UFAL - NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Maria José Santos (NUSP/UFAL - NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Maria Edna Bezerra da Silva (NUSP/UFAL - NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Cícero Vieira Silva (NUSP/UFAL - NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Sônia Maria Souza Cavalcanti (NUSP/UFAL - NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Antônio Sergio Pinheiro (NUSP/UFAL - NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo

O Laboratório de Educação Popular em Saúde, sediado no Núcleo de Saúde Pública da UFAL, é um espaço transdisciplinar que, desde 2004, congrega representantes de movimentos sociais e populares, ONGs, docentes, técnicos e discentes universitários. É uma metodologia que objetiva promover a produção compartilhada de conhecimentos e contribuir com o aperfeiçoamento do “fazer” e do “pensar” coletivo de diversos atores sociais envolvidos com a educação popular, promoção e controle social em saúde. Busca promover a construção de saberes transformadores a partir de uma relação dialética entre os saberes popular, técnico e científico, construir a formação de um referencial teórico-metodológico popular, e estimular a produção científica e tecnológica de base social, com vistas a garantia dos direitos sociais. A metodologia está fundamentada nos referenciais de base freiriana. As atividades são definidas coletivamente através de um planejamento participativo anual. Foram realizadas oficinas de leitura e alinhamento teórico em educação popular e saúde; Seminários temáticos com a participação dos movimentos sociais, entre outros. Os resultados alcançados tem sido positivos em relação ao propósito deste projeto, mas destaca-se a necessidade de ampliar ainda mais a participação de novos atores e movimentos sociais bem como o desafio de sistematização de experiências da educação popular em saúde. A promoção da difusão e reflexão de experiências de educação popular na área da saúde representa a dinâmica do cotidiano laboratório, o que torna este espaço como uma metodologia de reflexão e mobilização para o controle social em saúde. Cada passo tem representado um desafio, um aprendizado e um avanço na mobilização coletiva.


Palavras-chave:  Educação Popular em Saúde, Extensão Universitária