294-3 | MONITORIA COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇAO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | Autores: | Jullyana Mendonca Souza (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nataly Saucedo Perez (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Amanda Oliva de Brito Coutinho (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Fabricia Gomes Monteiro Salles (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) |
Resumo CARACTERIZAÇAO DO PROBLEMA:
-CORRELAÇAO TEORICO-PRATICA PARA OS PROBLEMAS MAIS PREVALENTES NA COMUNIDADE.
DESCRIÇAO DA EXPERIENCIA:
DESDE O INÍCIO DO CURSO OS ALUNOS DE MEDICINA SÃO ESTIMULADOS A VIVENCIAR A REALIDADE DOS PACIENTES E PROFISSIONAIS DE SAUDE. NO MODULO DE METABOLISMO OS ALUNOS RECEBERAM UM CASO CLÍNICO RETIRADO DA COMUNIDADE DE UM PACIENTE DA UBSF QUE ACOMPANHAM. A FORMA DE ESTUDO UTILIZADA FOI A PROBLEMATIZAÇAO ONDE A PARTIR DA OBSERVAÇAO DA REALIDADE LEVANTOU SE OS PONTOS-CHAVES QUESERVIRAM COMO PONTO DE PARTIDA PARA A TEORIZAÇAO, E POSTERIORMENTE FI FEITA A SINTESE ATRAVES DO FLUXOGRAMA. MUITAS SÃO AS PESQUISAS QUE COMPROVAM A EFICACIA DESSA FERRQAMENTA DE ESTUDO. O FLUXOGRAMA TEM COMO BASE CORRELACIONAR OS CONHECIMENTOS E EVIDENCIAR OS PONTOS RELEVANTES. OS MONITORES DE LPI AUXILIARAM OS ACADEMICOS NA SOLUÇAO DO PROBLEMA E TAMBÉM NA CONFECÇÃO DOS FLUXOGRAMAS,IDENTIFICARAM AS DÚVIDAS OU DIFICULDADES DOS ALUNOS FRENTE A ESTA ATIVIDADE, AGINDO COMO FACILITADORES. ESTA ATIVIDADE TEM COMO OBJETIVO A INTEGRAÇAO DO CONHECIMENTO TEORICO A REALIDADE NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ATENDIMENTO DA PRÁTICA MÉDICA COMO É O CASO DOS PACIENTES PORTADORES DE DIABETES. COM ENFOQUE NESSE MOMENTO NA PREVENÇAO POR SE TRATAR DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE MEDICINA.
EFEITOS ALCANÇADOS:
ESTE TRABALHO FAVORECEU A INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO A CASOS REAIS. POR MEIO DE DIFERENTES CAMINHOS PROPICIOU-SE AOS ALUNOS UM TREINAMENTO SUPERVISIONADO NA CONFECÁO DO FLUXOGRAMA. OS MONITORES PUDERAM MELHOR SUAS CAPACIDADES, VIVENCIA O CRESCIMENTO DOS SEUS COLEGAS NO METODO.
RECOMENDAÇOES:
POR TER SIDO UM PROJETO PILOTO NO CURSO DE MEDICINA, AINDA HÁ MUITO A SER MELHORADO, COMO POR EXEMPLO, AUMENTAR O NUMERO DE CASOS CLINICOS ADVINDOS DA COMUNIDADE, AMPLIANDO ASSIM A AÇAO DOS ACADEMICOS NAS UNIDADES BASICAS DE SAUDE.
Palavras-chave: aprendizagem, medicina, monitoria |