<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:294-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">294-3</td><td><b>MONITORIA COMO FERRAMENTA DE INTEGRAAO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Jullyana Mendonca Souza </u> (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nataly Saucedo Perez (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Amanda Oliva de Brito Coutinho (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Fabricia Gomes Monteiro Salles (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>CARACTERIZAAO DO PROBLEMA: -CORRELAAO TEORICO-PRATICA PARA OS PROBLEMAS MAIS PREVALENTES NA COMUNIDADE. DESCRIAO DA EXPERIENCIA: DESDE O INCIO DO CURSO OS ALUNOS DE MEDICINA SO ESTIMULADOS A VIVENCIAR A REALIDADE DOS PACIENTES E PROFISSIONAIS DE SAUDE. NO MODULO DE METABOLISMO OS ALUNOS RECEBERAM UM CASO CLNICO RETIRADO DA COMUNIDADE DE UM PACIENTE DA UBSF QUE ACOMPANHAM. A FORMA DE ESTUDO UTILIZADA FOI A PROBLEMATIZAAO ONDE A PARTIR DA OBSERVAAO DA REALIDADE LEVANTOU SE OS PONTOS-CHAVES QUESERVIRAM COMO PONTO DE PARTIDA PARA A TEORIZAAO, E POSTERIORMENTE FI FEITA A SINTESE ATRAVES DO FLUXOGRAMA. MUITAS SO AS PESQUISAS QUE COMPROVAM A EFICACIA DESSA FERRQAMENTA DE ESTUDO. O FLUXOGRAMA TEM COMO BASE CORRELACIONAR OS CONHECIMENTOS E EVIDENCIAR OS PONTOS RELEVANTES. OS MONITORES DE LPI AUXILIARAM OS ACADEMICOS NA SOLUAO DO PROBLEMA E TAMBM NA CONFECO DOS FLUXOGRAMAS,IDENTIFICARAM AS DVIDAS OU DIFICULDADES DOS ALUNOS FRENTE A ESTA ATIVIDADE, AGINDO COMO FACILITADORES. ESTA ATIVIDADE TEM COMO OBJETIVO A INTEGRAAO DO CONHECIMENTO TEORICO A REALIDADE NOS DIVERSOS NVEIS DE ATENDIMENTO DA PRTICA MDICA COMO O CASO DOS PACIENTES PORTADORES DE DIABETES. COM ENFOQUE NESSE MOMENTO NA PREVENAO POR SE TRATAR DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE MEDICINA. EFEITOS ALCANADOS: ESTE TRABALHO FAVORECEU A INTEGRAO DO CONHECIMENTO TERICO A CASOS REAIS. POR MEIO DE DIFERENTES CAMINHOS PROPICIOU-SE AOS ALUNOS UM TREINAMENTO SUPERVISIONADO NA CONFECO DO FLUXOGRAMA. OS MONITORES PUDERAM MELHOR SUAS CAPACIDADES, VIVENCIA O CRESCIMENTO DOS SEUS COLEGAS NO METODO. RECOMENDAOES: POR TER SIDO UM PROJETO PILOTO NO CURSO DE MEDICINA, AINDA H MUITO A SER MELHORADO, COMO POR EXEMPLO, AUMENTAR O NUMERO DE CASOS CLINICOS ADVINDOS DA COMUNIDADE, AMPLIANDO ASSIM A AAO DOS ACADEMICOS NAS UNIDADES BASICAS DE SAUDE. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;aprendizagem, medicina, monitoria</td></tr></table></tr></td></table></body></html>