<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:294-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">294-2</td><td><b>MONITORIA: RECURSO DE INTEGRAAO TEORIO-PRATICA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Jullyana Mendona Souza </u> (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nataly Saucedo Perez (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Amanda Oliva de Brito Coutinho (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Fabricia Gomes Monteiro Salles (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>CARACTERIZAAO DO PROBLEMA: O LABORATRIO DE PRATICAS INTEGRADAS BUSCA PROPORCIONAR AOS ACADEMICOS DE MEDICINA DA UNIDERP UM AMBIENTE QUE FAVOREA A SEDIMENTAAO DOS SEUS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM OUTROS CENRIOS. DURANTE O MDULO DE FUNOES BIOLGICAS DIANTE DO EXTENSO CONTEUDO, SENTIU-SE A NECESSIDADE DE ELABORAR DIFERENTES DINAMICAS PARA FACILITAR A COMPREENSAO DOS FENOMENOS FISIOLOGICOS ENVOLVIDOS NA HOMEOSTASE. DESCRIAO DA EXPERIENCIA: PARA O MDULO  FUNES BIOLGICAS , ELABOROU-SE UM EXERCCIO INTEGRADOR NUMA DINAMICA INOVADORA, QUE POSSIBILITOU A COMPREENSAO DA HOMEOSTASIA. PARA TANTO ACADEMICOS FORAM DIVIDOS PARA SEREM AVALIADOS QUANTO AOS SINAIS VITAIS (PRESSAO ARTERIAL, PULSO CARDIACO, FREQUENCIA RESPIRATORIA. ANTES E DEPOIS DO ESFORO FISICO E OUTRO GRUPO ANTES E DEPOIS DE REPOUSO ABSOLUTO. COM ESSA EXPERIENCIA FOI POSSIVEL QUE VIVENCIASSEM SITUAOES ONDE O ESTRESSE FISICO TIVESSEM REPERCUSSOES NAS FUNOES BIOLOGICAS DO HOMEM. COM OS RESULTADOS EM MAOS, OS ACADEMICOS CONFECCIONARAM MAPAS CONCEITUAIS, CORRELACIONANDO AS ALTERAOES ENCONTRADAS, COMO: APARELHOS CARDIO VASCULAR, RESPIRATORIO, EXCRETOR E OS MECANISMOS DE CONTROLE DOS MESMOS. EM TODAS AS ETAPAS DESTA ATIVIDADE, OS ALUNOS CONTARAM COM A AJUDA DOS MONITORES DO LPI, QUE ATUARAM COMO FACILITADORES DO APRENDIZADO. EFEITOS ALCANADOS: ESTE TRABALHO FAVORECEU A INTEGRAO DO CONHECIMENTO TERICO PRTICA. POR MEIO DE DIFERENTES SABERES E CENRIOS, PROPICIOU-SE UM APRENDIZADO CONTEXTUALIZADO E REAL. A PARTIR DESTA PRTICA OS ACADMICOS PUDERAM TER UMA NOO DE COMO O ORGANISMO MANTM A HOMEOSTASIA NAS DIFERENTES CIRCUNSTANCIAS COTIDIANAS. ASSIM PODE-SE CONCLUIR QUE, INDUBITAVELMENTE, ESTA A MELHOR FORMA DE APRENDIZADO, J QUE OS ACADMICOS PODEM VER NA PRTICA TUDO QUE APRENDEM AO LONGO DO MDULO. RECOMENDAOES: INCLUIR O EXAME DE ELETROCARDIOGRAMA NA AVALIAAO ANTES E POS EXERCICIOS DOS GRUPOS DE ESFORO E REPOUSO, PARA CORRELACIONAR AS ALTERAOES DA IMAGEM COM A FUNAO CARDIACA. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;integraao, medicina, monitoria</td></tr></table></tr></td></table></body></html>