9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:294-2



294-2MONITORIA: RECURSO DE INTEGRAÇAO TEORIO-PRATICA
Autores:Jullyana Mendonça Souza (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nataly Saucedo Perez (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Amanda Oliva de Brito Coutinho (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Fabricia Gomes Monteiro Salles (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL)

Resumo

CARACTERIZAÇAO DO PROBLEMA: O LABORATÓRIO DE PRATICAS INTEGRADAS BUSCA PROPORCIONAR AOS ACADEMICOS DE MEDICINA DA UNIDERP UM AMBIENTE QUE FAVOREÇA A SEDIMENTAÇAO DOS SEUS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM OUTROS CENÁRIOS. DURANTE O MÓDULO DE FUNÇOES BIOLÓGICAS DIANTE DO EXTENSO CONTEUDO, SENTIU-SE A NECESSIDADE DE ELABORAR DIFERENTES DINAMICAS PARA FACILITAR A COMPREENSAO DOS FENOMENOS FISIOLOGICOS ENVOLVIDOS NA HOMEOSTASE. DESCRIÇAO DA EXPERIENCIA: PARA O MÓDULO “FUNÇÕES BIOLÓGICAS”, ELABOROU-SE UM EXERCÍCIO INTEGRADOR NUMA DINAMICA INOVADORA, QUE POSSIBILITOU A COMPREENSAO DA HOMEOSTASIA. PARA TANTO ACADEMICOS FORAM DIVIDOS PARA SEREM AVALIADOS QUANTO AOS SINAIS VITAIS (PRESSAO ARTERIAL, PULSO CARDIACO, FREQUENCIA RESPIRATORIA. ANTES E DEPOIS DO ESFORÇO FISICO E OUTRO GRUPO ANTES E DEPOIS DE REPOUSO ABSOLUTO. COM ESSA EXPERIENCIA FOI POSSIVEL QUE VIVENCIASSEM SITUAÇOES ONDE O ESTRESSE FISICO TIVESSEM REPERCUSSOES NAS FUNÇOES BIOLOGICAS DO HOMEM. COM OS RESULTADOS EM MAOS, OS ACADEMICOS CONFECCIONARAM MAPAS CONCEITUAIS, CORRELACIONANDO AS ALTERAÇOES ENCONTRADAS, COMO: APARELHOS CARDIO VASCULAR, RESPIRATORIO, EXCRETOR E OS MECANISMOS DE CONTROLE DOS MESMOS. EM TODAS AS ETAPAS DESTA ATIVIDADE, OS ALUNOS CONTARAM COM A AJUDA DOS MONITORES DO LPI, QUE ATUARAM COMO FACILITADORES DO APRENDIZADO. EFEITOS ALCANÇADOS: ESTE TRABALHO FAVORECEU A INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO À PRÁTICA. POR MEIO DE DIFERENTES SABERES E CENÁRIOS, PROPICIOU-SE UM APRENDIZADO CONTEXTUALIZADO E REAL. A PARTIR DESTA PRÁTICA OS ACADÊMICOS PUDERAM TER UMA NOÇÃO DE COMO O ORGANISMO MANTÉM A HOMEOSTASIA NAS DIFERENTES CIRCUNSTANCIAS COTIDIANAS. ASSIM PODE-SE CONCLUIR QUE, INDUBITAVELMENTE, ESTA É A MELHOR FORMA DE APRENDIZADO, JÁ QUE OS ACADÊMICOS PODEM VER NA PRÁTICA TUDO QUE APRENDEM AO LONGO DO MÓDULO. RECOMENDAÇOES: INCLUIR O EXAME DE ELETROCARDIOGRAMA NA AVALIAÇAO ANTES E POS EXERCICIOS DOS GRUPOS DE ESFORÇO E REPOUSO, PARA CORRELACIONAR AS ALTERAÇOES DA IMAGEM COM A FUNÇAO CARDIACA.


Palavras-chave:  integraçao, medicina, monitoria