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294-1 | RELATO DE UMA EXPERIENCIA DOS MONITORES DO LABORATORIO DE PRATICAS INTEGRADAS NO CURSO DE MEDICINA DA UNIDERP | Autores: | Jullyana Mendonça Souza (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nataly Saucedo Perez (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Amanda Oliva de Brito Coutinho (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Fabricia Gomes Monteiro Salles (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) |
Resumo CARACTERIZAÇAO DO PROBLEMA:
- BUSCAR UMA FORMA DE INTEGRAÇAO ENTRE TEORIA E PRATICA PARA O MODULO METABOLISMO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIDERP
- ATENDER A NECESSIDADE DA POPULAÇAO DAS UBSFS QUANTO À ORIENTAÇOES NUTRICIONAIS.
DESCRIÇAO DA EXPERIENCIA: ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO SÃO PROPOSTAS NOS DIFERENTES CENÁRIOS DO CURSO, DENTRE ELES LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS (LPI) E MÓDULOS TEMÁTICOS E COMUNIDADE. PARA O MÓDULO “METABOLISMO” DO PRIMEIRO ANO DE MEDICINA, ELABOROU-SE UM EXERCÍCIO INTEGRADOR DE DIFERENTES DISCIPLINAS PRÁTICAS E TEÓRICAS EM DIVERSOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM (MÓDULOS TUTORIAIS E LPI), TENDO A COMUNIDADE COMO FONTE INSPIRADORA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. OS MONITORES PARTICIPAM COMO FACILITADORES DO APRENDIZADO DOS ALUNOS E TREINANDO ACADÊMICOS PARA A AVALIAÇÃO DO IMC, CHECAGEM DAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E ELABORAÇAO DO RECORDATÓRIO ALIMENTAR. COM A INTEGRAÇAO DOS CUSRSOS DE MEDICINA E DE NUTRIÇAO FOI TRAÇADO O PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES DA UBSF E ELABORADA UMA PROPOSTA ALIMENTAR, RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE E A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS. PARA TANTO, FEZ SE NECESSÁRIO UMA ANÁLISE HOLÍSTICA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DOS PACIENTES, LEVANDO SE EM CONSIDERAÇÃO HÁBITOS DE VIDA, PRATICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E TABAGISMO.
EFEITOS ALCANÇADOS:
-ESTA ATIVIDADE POSSIBILITOU A ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE VIDA E ALIMENTAÇÃO DOS PACIENTES.
-FAVORECEU A INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO-PRÁTICA.
- PROPICIOU UM APRENDIZADO CONTEXTUALIZADO E REAL.
-COM OS DADOS LEVANTADOS, OS ALUNOS PUDERAM DIAGNOSTICAR, DISCUTIR PROBLEMAS E, POR FIM, PROPOR SOLUÇÕES.
- PROPORCIONOU UM AMBIENTE DE INTEGRAÇAO ENTRE OS ALUNOS DOS DIFERENTES ANOS.
- PERMITIU AO MONITOR A SEDIMENTAÇAO DO CONHECIMENTO ATRAVES DA APLICAÇAO PRATICA DO MESMO.
-PERMITIU QUE O ALUNO COMPREENDESSE QUE OS DISTÚRBIOS ALIMENTARES SÃO MULTIFATORIAIS, POR ISSO É NECESSÁRIO INTERVIR EM CADA FATOR DETERMINANTE RESPEITANDO AS NECESSIDADES ESPECIFICAS DE CADA INDIVÍDUO.
- PERMITIU VIVENCIAR UMA REALIDADE DISTINTA DA QUE PERTENCE.
RECOMENDAÇOES: UMA MAIOR INTEGRAÇAO DOS ACADEMICOS DE NUTRIÇAO À ATIVIDADE, DE FORMA DAR CONTINUIDADE NO ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL PÓS MÓDULO, POIS MUDANÇAS DE HABITOS EXIGEM MUDANÇA DE PENSAMENTOS. COM A CONTINUIDADE DO ACOMPANHAMENTO PODERIAMOS PROPORCIONAR UM ESPAÇO DE TROCA DE EXPERIENCIAS ENTRE OS PARTICIPANTES QUE JÁ ESTAO NO PROCESSO DE MUDANÇA OS QUE ESTAO INICIANDO NO PROJETO. Palavras-chave: experiência, medicina, monitoria |