<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:294-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">294-1</td><td><b>RELATO DE UMA EXPERIENCIA DOS MONITORES DO LABORATORIO DE PRATICAS INTEGRADAS NO CURSO DE MEDICINA DA UNIDERP</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Jullyana Mendona Souza </u> (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nataly Saucedo Perez (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Amanda Oliva de Brito Coutinho (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Fabricia Gomes Monteiro Salles (UNIDERP - UNIV. P/ O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>CARACTERIZAAO DO PROBLEMA: - BUSCAR UMA FORMA DE INTEGRAAO ENTRE TEORIA E PRATICA PARA O MODULO METABOLISMO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIDERP - ATENDER A NECESSIDADE DA POPULAAO DAS UBSFS QUANTO ORIENTAOES NUTRICIONAIS. DESCRIAO DA EXPERIENCIA: ATIVIDADES DE INTEGRAO SO PROPOSTAS NOS DIFERENTES CENRIOS DO CURSO, DENTRE ELES LABORATRIO DE PRTICAS INTEGRADAS (LPI) E MDULOS TEMTICOS E COMUNIDADE. PARA O MDULO  METABOLISMO DO PRIMEIRO ANO DE MEDICINA, ELABOROU-SE UM EXERCCIO INTEGRADOR DE DIFERENTES DISCIPLINAS PRTICAS E TERICAS EM DIVERSOS CENRIOS DE APRENDIZAGEM (MDULOS TUTORIAIS E LPI), TENDO A COMUNIDADE COMO FONTE INSPIRADORA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. OS MONITORES PARTICIPAM COMO FACILITADORES DO APRENDIZADO DOS ALUNOS E TREINANDO ACADMICOS PARA A AVALIAO DO IMC, CHECAGEM DAS MEDIDAS ANTROPOMTRICAS E ELABORAAO DO RECORDATRIO ALIMENTAR. COM A INTEGRAAO DOS CUSRSOS DE MEDICINA E DE NUTRIAO FOI TRAADO O PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES DA UBSF E ELABORADA UMA PROPOSTA ALIMENTAR, RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE E A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS. PARA TANTO, FEZ SE NECESSRIO UMA ANLISE HOLSTICA DAS CONDIES DE VIDA DOS PACIENTES, LEVANDO SE EM CONSIDERAO HBITOS DE VIDA, PRATICA DE EXERCCIOS FSICOS, INGESTO DE BEBIDAS ALCOLICAS E TABAGISMO. EFEITOS ALCANADOS: -ESTA ATIVIDADE POSSIBILITOU A ANLISE DAS CONDIES DE VIDA E ALIMENTAO DOS PACIENTES. -FAVORECEU A INTEGRAO DO CONHECIMENTO TERICO-PRTICA. - PROPICIOU UM APRENDIZADO CONTEXTUALIZADO E REAL. -COM OS DADOS LEVANTADOS, OS ALUNOS PUDERAM DIAGNOSTICAR, DISCUTIR PROBLEMAS E, POR FIM, PROPOR SOLUES. - PROPORCIONOU UM AMBIENTE DE INTEGRAAO ENTRE OS ALUNOS DOS DIFERENTES ANOS. - PERMITIU AO MONITOR A SEDIMENTAAO DO CONHECIMENTO ATRAVES DA APLICAAO PRATICA DO MESMO. -PERMITIU QUE O ALUNO COMPREENDESSE QUE OS DISTRBIOS ALIMENTARES SO MULTIFATORIAIS, POR ISSO NECESSRIO INTERVIR EM CADA FATOR DETERMINANTE RESPEITANDO AS NECESSIDADES ESPECIFICAS DE CADA INDIVDUO. - PERMITIU VIVENCIAR UMA REALIDADE DISTINTA DA QUE PERTENCE. RECOMENDAOES: UMA MAIOR INTEGRAAO DOS ACADEMICOS DE NUTRIAO ATIVIDADE, DE FORMA DAR CONTINUIDADE NO ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL PS MDULO, POIS MUDANAS DE HABITOS EXIGEM MUDANA DE PENSAMENTOS. COM A CONTINUIDADE DO ACOMPANHAMENTO PODERIAMOS PROPORCIONAR UM ESPAO DE TROCA DE EXPERIENCIAS ENTRE OS PARTICIPANTES QUE J ESTAO NO PROCESSO DE MUDANA OS QUE ESTAO INICIANDO NO PROJETO.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;experincia, medicina, monitoria</td></tr></table></tr></td></table></body></html>