9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:293-1



293-1PROCESSOS DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVATES
Autores:Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha (UNIVATES - Centro Universitário Univates) ; Ricardo Burg Ceccim (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação da área da saúde, afirmam que a formação do profissional de saúde deve contemplar o sistema de saúde vigente no país, o trabalho em equipe e a atenção integral à saúde. Colocou-se a necessidade de os cursos e as universidades reverem suas práticas formativas e avaliativas e as próprias oportunidades de aprendizagem. O Centro Universitário Univates, na formação em saúde, vem investindo há alguns anos na criação de vários cursos, visando atender às demandas dos serviços da região. Quanto à “Interação Ensino-Sistema de Saúde”, a Instituição ainda não apresenta um projeto consolidado e com forte identificação com as políticas públicas setoriais. Visando promover o desenvolvimento de professores para a gestão de processos de mudança na formação profissional em saúde está sendo implementado, desde 2009, um curso de especialização para a qualificação de docentes e de profissionais da rede de saúde na interação ensino-sistema de saúde, na atuação docente-assistencial e na ação interdisciplinar no ensino, atenção, pesquisa e ação social em saúde. A proposta pedagógica fundamenta-se nos princípios construcionistas do conhecimento e da aprendizagem significativa. A articulação das atividades de Tempo Ensino e Tempo Serviço buscam estabelecer uma correlação positiva entre ações de sala de aula e ações de campo docente-assistencial, as primeiras com caráter teórico-vivenciais e as outras com caráter de formação orientada sob tutoria. A construção do conhecimento articula os princípios da pesquisa-ação e da educação permanente em saúde, enfocando a rede de atenção e de gestão em saúde; fortalecendo a interdisciplinaridade e a intersetorialidade na produção; ativando redes de conversação entre os cursos e dos cursos com o sistema local e regional de saúde e estabelecendo redes sociais com o segmento dos usuários no SUS e com os movimentos populares. Tem como horizonte o desenvolvimento de competências para: fomentar os processos de aprender a aprender; fomentar o desenvolvimento da capacidade reflexivo-avaliativa; construir mediações/negociações e articulação de atores e habilidades/prontidão no desenvolvimento de atividades destinadas a promover inovações nas práticas em saúde, e não a acumulação de conteúdos com caráter erudito-racionalista.


Palavras-chave:  educação permanente, formação em saúde, interdisciplinaridade