<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:290-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">290-2</td><td><b>A CONSTRUO DE UMA NOVA FORMAO PROFISSIONAL EM FISIOTERAPIA: EXPERINCIA DE APRENDIZAGEM POR PROJETOS NUMA ABORDAGEM EM SADE COLETIVA EM COMUNIDADE DE PESCADORES</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Regina Clia da Cruz </u> (UFPR - SETOR LITORAL - Universidade Federal do Paran) ; Marcos Claudio Signorelli (UFPR - SETOR LITORAL - Universidade Federal do Paran) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A base do Projeto Poltico Pedaggico  PPP da Universidade Federal do Paran - Setor Litoral (UFPR) a estratgia de aprendizagem por projetos, pautados na tica, transdisciplinaridade, pr-atividade discente e capacidade de realizao a partir do dilogo com a comunidade, visando o desenvolvimento regional. Temos o escopo de apresentar uma experincia diferenciada de formao em Fisioterapia, por meio de projeto de aprendizagem transdisciplinar com abordagem no campo da Sade Coletiva em comunidade de pescadores do litoral paranaense. O projeto agregou ensino-pesquisa-extenso e se desenvolveu ao longo de dois anos (2007-2009), com 4 horas semanais, por meio de estratgias quali/quantitativas, seguindo as fases propostas pelo PPP:  1 Conhecer e Compreender : atividades de campo para estabelecimento de vnculo com a comunidade, acrescidas de registro etnogrfico;  2 Compreender e Propor : entrevistas semi-estruturadas com 05 habitantes e 27 questionrios para (re)conhecer as condies socioeconmicas, ambientais e de sade e propor, em conjunto com a comunidade, aes de sade numa perspectiva ampliada, que contribussem com o desenvolvimento local. A partir de demandas, foi tambm aplicado o Questionrio Nrdico visando mapear sintomas osteomusculares;  3 Propor e Agir : baseada na anlise dos resultados, foram realizadas oficinas, palestras, rodas de conversa e atividades em grupo, contribuindo com a promoo da sade e preveno de doenas caractersticas dessa realidade. Nesta fase foram agregados estudantes e professores de Graduao em Agroecologia, Gesto e Empreendedorismo, Gesto Ambiental e Servio Social da UFPR. Todas as etapas foram avaliadas e os resultados finais foram apresentados e discutidos com a comunidade. Como principais resultados, destacamos: dificuldade de acesso servios de sade, dependendo de outros locais, a mais de 30 minutos de barco; precrias condies scio-econmicas e de sobrevivncia, prejudicadas por legislao ambiental rgida que no permite o cultivo do prprio alimento e onde a pesca escassa; grandes demandas osteomusculares, intimamente relacionadas com atividades laborais e ntido recorte de gnero, onde homens costumam pescar e mulheres realizam atividades domsticas; materializao do projeto de aprendizagem com enfoque de aes em sade na tica do modelo biopsicossocial, extrapolando o modelo biomdico, demonstrando assim, ser uma experincia inovadora de formao em Fisioterapia. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;comunidade, fisioterapia, formao profissional, interdisciplinaridade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>