9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:290-2



290-2A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM FISIOTERAPIA: EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM POR PROJETOS NUMA ABORDAGEM EM SAÚDE COLETIVA EM COMUNIDADE DE PESCADORES
Autores:Regina Célia da Cruz (UFPR - SETOR LITORAL - Universidade Federal do Paraná) ; Marcos Claudio Signorelli (UFPR - SETOR LITORAL - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

A base do Projeto Político Pedagógico – PPP da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral (UFPR) é a estratégia de aprendizagem por projetos, pautados na ética, transdisciplinaridade, pró-atividade discente e capacidade de realização a partir do diálogo com a comunidade, visando o desenvolvimento regional. Temos o escopo de apresentar uma experiência diferenciada de formação em Fisioterapia, por meio de projeto de aprendizagem transdisciplinar com abordagem no campo da Saúde Coletiva em comunidade de pescadores do litoral paranaense. O projeto agregou ensino-pesquisa-extensão e se desenvolveu ao longo de dois anos (2007-2009), com 4 horas semanais, por meio de estratégias quali/quantitativas, seguindo as fases propostas pelo PPP: “1ª Conhecer e Compreender”: atividades de campo para estabelecimento de vínculo com a comunidade, acrescidas de registro etnográfico; “2ª Compreender e Propor”: entrevistas semi-estruturadas com 05 habitantes e 27 questionários para (re)conhecer as condições socioeconômicas, ambientais e de saúde e propor, em conjunto com a comunidade, ações de saúde numa perspectiva ampliada, que contribuíssem com o desenvolvimento local. A partir de demandas, foi também aplicado o Questionário Nórdico visando mapear sintomas osteomusculares; “3ª Propor e Agir”: baseada na análise dos resultados, foram realizadas oficinas, palestras, rodas de conversa e atividades em grupo, contribuindo com a promoção da saúde e prevenção de doenças características dessa realidade. Nesta fase foram agregados estudantes e professores de Graduação em Agroecologia, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Ambiental e Serviço Social da UFPR. Todas as etapas foram avaliadas e os resultados finais foram apresentados e discutidos com a comunidade. Como principais resultados, destacamos: dificuldade de acesso à serviços de saúde, dependendo de outros locais, a mais de 30 minutos de barco; precárias condições sócio-econômicas e de sobrevivência, prejudicadas por legislação ambiental rígida que não permite o cultivo do próprio alimento e onde a pesca é escassa; grandes demandas osteomusculares, intimamente relacionadas com atividades laborais e nítido recorte de gênero, onde homens costumam pescar e mulheres realizam atividades domésticas; materialização do projeto de aprendizagem com enfoque de ações em saúde na ótica do modelo biopsicossocial, extrapolando o modelo biomédico, demonstrando assim, ser uma experiência inovadora de formação em Fisioterapia.


Palavras-chave:  comunidade, fisioterapia, formação profissional, interdisciplinaridade