9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:290-1



290-1ABORDAGEM DA FISIOTERAPIA NA SAÚDE COLETIVA EM COMUNIDADE DE PESCADORES DO LITORAL PARANAENSE:UM PROJETO DE APRENDIZAGEM NA PROPOSTA DA UFPR SETOR LITORAL
Autores:Regina Célia da Cruz (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Marcos Claudio Signorelli (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Luis Fernando Lautert (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

A fisioterapia no campo da Saúde Coletiva revela crescentes possibilidades de atuação profissional. A população do Litoral do Paraná que vive em pequenas comunidades isoladas encontra-se à margem das políticas públicas de atenção à saúde. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da aproximação de uma realidade pouco conhecida, permeando uma abordagem inovadora da fisioterapia na Saúde Coletiva em uma comunidade, denominada “Tromomô”, do município de Guaraqueçaba, litoral paranaense. Nela residem trinta famílias, geograficamente isoladas que se deparam com a inexistência de políticas públicas que respeitem seu modo de vida e sua história. O acesso é somente pela baia e a atenção à saúde depende de outras localidades situadas a mais de 30 minutos de barco, em boas condições de maré. A metodologia utilizada abordou aspectos quali e quantitativos. Estabelecendo um vínculo com a comunidade, foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas aos moradores, seguidas de formulário de investigação sócio-econômica e de saúde acompanhados de registro etnográfico. Observou-se a falta de atendimento de equipes de saúde, de coleta de resíduos, de tratamento da água e de um trapiche de acesso às embarcações. A etapa de campo ainda identificou ausência de saneamento básico. A partir da aplicação do Questionário Nórdico para mapear as condições osteomusculares, observou-se prevalência de algias, especialmente em região lombar. Cruzando-se os dados deste instrumento com a abordagem qualitativa, observou-se que grande parte desses sintomas emergem das atividades laborais relacionadas à pesca, coleta e atividades domésticas. Elaborou-se então, em conjunto com estudantes de graduação em Agroecologia, Gestão Ambiental, Gestão e Empreendedorismo e Serviço Social, uma proposta de interação interdisciplinar em saúde que constou de oficinas e rodas de conversa abordando aspectos como promoção à saúde, cidadania, sustentabilidade e meio ambiente. Observamos a importância da interação interdisciplinar, e a necessidade de uma atuação da fisioterapia na saúde coletiva no âmbito da atenção básica à saúde de maneira continuada, investigando e propondo ações permanentes.


Palavras-chave:  comunidade, aprendizagem, saúde coletiva, fisioterapia