9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:288-2


Poster (Painel)
288-2ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE NO ENVELHECIMENTO: ANALISANDO A INCORPORAÇÃO DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS PARA O CUIDADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.
Autores:Suzete Marchetto Claus (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Silvane Rasador (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Eliane Luz Rosa Cogo (SMS - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE) ; Fernanda Maria Pauletto (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL)

Resumo

O envelhecimento populacional é um fato atual em vários países, assim como no Brasil, acontecendo de forma rápida e progressiva, exigindo profissionais qualificados para lidar com as especificidades do processo de envelhecer. Além disto, este processo coloca grandes desafios para as instituições de ensino, principalmente as de ensino superior. Este trabalho teve por objetivo identificar formas de inserção da atenção ao idoso no curso de graduação em enfermagem da Universidade de Caxias do Sul-RS. Para esta identificação foram coletados dados nos meses de julho a dezembro de 2008 por meio de exame documental dos planos de ensino das disciplinas do curso de enfermagem e da produção monográfica dos alunos num período de quatro anos e meio. Foi também aplicado um questionário para obter a opinião de quatro dos docentes que fazem parte do colegiado do curso. Os dados obtidos com relação aos planos das disciplinas específicas do curso mostraram que há enfoque no ciclo vital do idoso na área fundamental e fragilmente nas demais disciplinas. Quanto às disciplinas optativas há somente uma que trata do idoso, que não aborda especificamente cuidados de enfermagem e que nem todos os alunos optam por cursar. A análise da produção monográfica mostrou que no período estudado houveram poucos trabalhos realizados sobre o tema refletindo o baixo interesse dos alunos por esta temática. Na opinião dos docentes há algumas estratégias que vem sendo adotadas para incluir o idoso na formação do enfermeiro, mas que outras são necessárias para preencher esta lacuna. Esses resultados permitiram perceber que o tema do envelhecimento é um assunto relevante e necessário para a formação do enfermeiro. Entretanto, muitas competências precisam ser desenvolvidas para lidar com pessoas idosas, sendo que a formação ainda é deficitária para intervir neste ciclo vital. Este estudo também mostrou que novas estratégias de inserção do idoso no curso de enfermagem estão sendo acrescentadas às já existentes de forma a contribuir para a formação cada vez mais qualificada de futuros profissionais como também pôde sinalizar a necessidade de desenvolvimento dos profissionais da área voltado para o cuidado do idoso.


Palavras-chave:  Saúde envelhecimento, Atenção ao idoso, Formação profissional enfermeiro