288-1 | COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: CONSTRUINDO APROXIMAÇÕES ENTRE ENSINO E SERVIÇO NA REGIÃO DA SERRA GAÚCHA | Autores: | Suzete Marchetto Claus (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Karina Giane Mendes (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Rossano Sartori Dalmolin (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Aline Santos de Souza (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Eduardo Horn Yotti (5ªCRS - 5ª COORDENADORIA REGIONAL DA SAÚDE) ; Beatriz Saling (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Eliane Luz Rosa Cogo (SMS - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE) |
Resumo O perfil dos sistemas de saúde municipais da região da serra do RS e as características do sistema regional de saúde são fortemente marcados pelas políticas recentes de descentralização, apresentando expansão dos serviços com complexidade crescente, que associa evidente transição epidemiológica e uma das maiores expectativas de vida do Estado – características associadas à ampliação dos desafios para a formação, para a gestão dos sistemas e organização de políticas efetivas na atenção à saúde. Um dos desafios deste contexto é a EPS que no RS está orientada para a transformação das práticas técnicas e sociais utilizando estratégias pedagógicas voltadas para a resolução dos problemas cotidianos de uma demanda local embasadas no projeto de consolidação e desenvolvimento do SUS. Estas estratégias orientaram a estruturação da Comissão de Integração Ensino – Serviço / CIES Serra (2007) junto a 5 CRS, região nordeste do RS, que definiu um Programa de Ação Regional de Educação Permanente e Profissional em Saúde com ações prioritárias pactuadas pelo COGERE (2008) tendo como alguns de seus objetivos: fomentar a integração ensino serviço; discutir o papel do profissional de saúde e estratégias de atuação com vistas à reformulação do modelo de atenção à saúde, com base nos princípios do SUS; capacitar para o processo de gestão local de sistemas de saúde. A partir deste Programa foi elaborado um Plano de Ação cujos processos estão direcionados a públicos multiprofissionais, envolvendo alunos, docentes e controle social, gerando compromissos entre os diversos atores e nos diferentes órgãos relacionados ao ensino-serviço, fomentando o desenvolvimento institucional e individual. Foram previstas capacitações a partir de módulos temáticos como integralidade nos processos de trabalho. Este programa prevê como resultados: redes sociais construídas, comprometidas e co-responsáveis para a efetivação de um processo de trabalho resolutivo, integral e de qualidade na atenção e gestão dos serviços de saúde; transformação efetiva promovida pela EPS nas Práticas profissionais levando em consideração as reais necessidades individual e coletiva para mudanças na formação profissional com maior integração ensino-serviço, contribuindo dessa forma para o exercício do controle social e conseqüentemente da cidadania. Palavras-chave: Integração ensino serviço, educação permanente saúde, gestão educação saude |