9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:287-1



287-1Estágio de docência: uma experiência orientada pelos pressupostos e didática da pedagogia histórico-crítica
Autores:Ingrid D'avilla Freire Pereira (UPE - Universidade Estadual de Pernambuco) ; Itamar Lages (UPE - Universidade Estadual de Pernambuco)

Resumo

É possível contribuir com a formação de docentes na Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva? Essa questão é positivamente respondida neste relato que apresenta a construção e o desenvolvimento do Módulo de Educação em Saúde por um sujeito em exercício da docência e uma residente em estágio docente, vinculados ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade de Pernambuco. A elaboração do Módulo buscou responder ao seguinte problema: como estimular os estudantes a fazer um levantamento de suas necessidades de conhecimento para resolver uma situação-problema percebendo-se na condição de gestores em formação? Para responder essa pergunta as atividades pedagógicas foram organizadas por três eixos seguindo os pressupostos filosóficos e a didática da pedagogia histórico-critica: descrição de uma situação-problema; levantamento das necessidades de conhecimentos (clínicos e epidemiológicos; sociais, culturais e de mobilização por direitos sociais; políticos, de planejamento e gestão em saúde) para resolver a situação-problema; reflexão-formulação de propostas para mudança da realidade, e retorno às atividades de levantamento das necessidades de conhecimento para retomada do processo. A avaliação do ensino-aprendizagem foi operada processualmente mediante o uso de portfólios. Durante o estágio-docência foi possível refletir sobre as dimensões pedagógica, profissional e política do processo de aprender-ensinar, bem como o papel do professor e da educação numa perspectiva emancipadora. Considera-se como elementos relevantes à formação da residente o planejamento da prática docente e o reconhecimento da identidade de cada educando. Neste sentido, o estágio de docência pode contribuir com a construção da integralidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão na Residência tendo como eixo transversal a educação em saúde.


Palavras-chave:  Formação docente, Pedagogia histórico-crítca, Saúde Coletiva